dica de leitura
08 de outubro de 2018

Me formei! E agora?

me-formei-e-agora

O que fazer quando o: depois da graduação, bate à porta.

Quando estamos no ensino superior tudo o que mais desejamos é o dia da formatura. Mas, quando ela chega, um vazio preenche o peito e grita: e agora, José, o que eu faço?

O primeiro passo é manter a calma.

Sempre há uma opção que se encaixe nos seus desejos para o futuro.

Se você terminou o curso e ainda não trabalha na sua área, encare isso como um novo desafio. Faça um currículo caprichado, coloque todas as suas aptidões, descreva as coisas nas quais é bom e distribua nos locais onde gostaria de trabalhar. Enquanto espera o retorno dessas empresas, mantenha-se atualizado no seu mercado de atuação e fique ligado nas oportunidades que podem aparecer. Voluntarie-se! Ser voluntário e mostrar o quão proativo você é, pode fazer com que alguém goste do seu perfil e te dê uma chance. Quem não arrisca, não petisca!

Algumas pessoas se sentem confusas e um pouco perdidas após a cerimônia de formatura. Isso se deve às expectativas criadas durante todo o período acadêmico e à insegurança que pode aparecer devido às grandes mudanças que estão prestes a acontecer na sua vida. Fique tranquilo! Você se especializou, se dedicou e com certeza será um excelente profissional. Já parou para pensar que você se tornará um expert na sua área? Imagine alguém precisando de um excelente contador, por exemplo, e pensar logo de cara em você? A sensação de ser muito bom no que se faz e ser reconhecido por isso, faz todo o esforço e dedicação durante a graduação valerem muito à pena. Então deixe de lado os pensamentos negativos, encha sua mente de energia e pensamentos bons e siga em frente, estudando, se especializando, praticando e ficando cada vez melhor e mais confiante.

Se você se formou e já trabalha na área, suas experiências de trabalho te dirão quais áreas específicas da sua formação você tem mais afinidade. Uma dica que nunca falha é continuar estudando. Investir em cursos de pós-graduação, especializações e cursos focados diretamente na sua área de preferência são uma ótima opção para se descobrir ainda mais e ser um profissional cada vez melhor. A UNIFEBE oferece diversos cursos de pós-graduação que vão te auxiliar a sanar muitas das dúvidas pós-formatura.

Outra dica muito importante e que acreditamos ser indispensável para praticamente todas as profissões é o intercâmbio. Que tal escolher um país que se encaixe no que você mais gosta e unir viagem + estudo + experiências incríveis? Se você deseja ter essa experiência no exterior, a UNIFEBE pode te ajudar a colocá-la em prática através das parcerias com universidades estrangeiras de diversos lugares do mundo. Você pode escolher se quer ficar de 6 a 12 meses em outro país e até mesmo fazer um curso de inglês de férias, caso não queira se afastar por muito tempo das suas atividades.

Já deu para perceber que existem muitos caminhos que você pode seguir se quiser investir ainda mais na sua especialização, não é? O segredo é não ficar parado e se manter em constante evolução. Pense adiante, foque no presente, seja cada vez melhor. Assim você estará sempre um passo à frente.

Seja qual for a sua escolha, conte com o nosso apoio.

O chamado do cuco

O chamado do cuco