dica de leitura
03 de outubro de 2018

Músicas para estudar

musicas-para-estudar

Confira abaixo a seleção de músicas para estudar que mais se encaixa no seu perfil.

São muitos os estudantes que precisam do silêncio para conseguir assimilar totalmente o conteúdo. Não é culpa de ninguém, algumas pessoas são mais visuais, outras mais auditivas e cada um desenvolve uma forma de aprender. Porém, se você gostaria de ouvir um sonzinho de vez em quando para dar aquela animada, fique de olho nas dicas abaixo e descubra que tipo de música mais combina com você.

O sereno

Para começar, se você é um adepto da paz e do silêncio, inicie sua experiência “estudo-musical” com estilos mais leves. O que não faltam nas plataformas – Deezer, Spotify, Youtube – são playlists com músicas instrumentais que ajudam a esquecer o mundo lá fora e mantém você focado em apenas uma coisa: seus livros.

Paz e amor

Se você é aquele tipo de pessoa zen – ou que precisa urgentemente ser, – é possível encontrar várias playlists espalhadas em diversas plataformas. Essa do YouTube vai garantir, além de muita concentração, uma bela noite de sono.

O acelerado

Se você é muito inquieto, as playlists acima dificilmente irão funcionar pra você. Algumas músicas eletrônicas, por possuírem uma batida mais agitada podem ser uma ótima opção, ainda mais se você já gosta desse tipo de som. Set eletrônico caprichado aqui.

Paciência é uma virtude - que você não tem

Agora, se você é daquele tipo de ser humaninho cuja palavra “paciência” não existe no dicionário, então talvez você precise de uma abordagem um pouco mais agressiva. Se só de ouvir falar nessas músicas para relaxar você já fica irritado, então uma boa opção é ouvir músicas com algum ritmo, como rock no estilo The Strokes – nada de baterias e guitarras pesadas demais – grunge, indie, folk, e até mesmo o eletrônico que indicamos ali em cima podem funcionar.

Porém, se você já conhece as músicas e as sabe de cor, muda já de playlist porque é uma cilada, Bino. Quando conhecemos as letras, acabamos por acompanhar a música. O primeiro estágio é mental, você está lendo seus textos e balançando a cabeça. Até aí ok. Depois você começa a fazer harmonias com os lábios. Daí pra frente é ladeira abaixo. Quando perceber já estará com a escova de cabelos na mão encenando um show acústico.

Vamos nos ajudar, né? O tempo raramente está do nosso lado quando estamos estudando, então, encontre uma playlist que se encaixe no que você gosta e não te distraia. Afinal, a música deve te ajudar a se concentrar no conteúdo, não a gravar um disco autoral. Se você digitar FOCO no Spotify aparecerão diversas seleções de músicas para todos os gostos.

Importante: Ouvir músicas sem letra ou em algum idioma que você não consiga entender, é a melhor alternativa para quem se distrai facilmente.

Sugestão Amplo/UNIFEBE para alunos super dedicados

A playlist Lo-fi Beats é sensacional para concentração, para encontrar aquela paz interior e dar uma camuflada nos ruídos indesejáveis do lado de fora.

Falando nisso, uma coisa engraçada acontece sempre que temos algo importante e inadiável para estudar. Das duas uma, ou o vizinho resolve fazer reforma, ou é dia de faxina na sua casa. Aspirador de pó, martelo, furadeira, música brega – que todo mundo incrivelmente sabe a letra – são só alguns itens campeões em acabar com todo seu foco e concentração.

Mas, e se dissermos que isso pode ser bom? Não, ninguém aqui enlouqueceu. Pense com a gente: é dia de prova e você está totalmente preparado, chegou cedo e está só aguardando a prova ser entregue para começar seu show de acertos, quando aquela obra no prédio ao lado começa. Aí não tem jeito, se você não está acostumado – ou treinado – para se manter concentrado mesmo com barulho, as chances de você sair prejudicado, são enormes.

Ouvir música enquanto estuda pode inclusive habituar seu ouvido a conviver com diversos sons. Então, caso alguma situação dessa aconteça em uma prova importante ou no vestibular, você vai tirar de letra, porque foi surpreendentemente sagaz para adaptar seu organismo às variáveis do ambiente.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre como a música pode te ajudar a estudar, que tal começar ouvindo as playlists até descobrir qual se encaixa mais nas suas preferências?

Ligue o som e bons estudos!

Dicas

20 de novembro de 2020