dica de leitura
Sugestão de Leitura
11 de outubro de 2018

Organização é tudo: planeje seus estudos

planeje-seus-estudos

Organização para estudar é o item mais importante quando o assunto é se preparar para as provas e fixar o conteúdo.

Parece brincadeira, mas sempre que você senta para estudar, alguma coisa acontece no Facebook, seu amigo te convida pra sair e o crush te chama no WhatsApp. Quando você percebe, já anoiteceu e tudo que você havia planejado fazer foi por água abaixo.

Existe uma novidade que talvez ninguém tenha contado a você e que vai mudar sua vida: Você precisa se ORGANIZAR.

Essa palavra – organização – é o que move seu dia-a-dia, principalmente em meio aos estudos, descanso e vida social. A verdade é que com organização e disciplina é possível fazer todas essas coisas e ainda ter algum tempo livre para tirar aquela soneca depois do almoço.

Aqui vão algumas dicas simples na hora de organizar seu dia e seus estudos:

Mantenha sua mesa de estudos limpa e organizada

É praticamente impossível conseguir se concentrar em meio a pilhas de livros, cadernos, revistas, controle de videogame, carregador, fone de ouvido, prato de comida, caneca de café, e outras mil coisas. Mantenha apenas seu notebook, apostilas e cadernos por perto. Deixar o celular no silencioso também vai te ajudar muito a se concentrar e não perder o foco.

Estude a matéria do dia no mesmo dia

Faça o seguinte cálculo: Se hoje você teve 5 matérias e revisar as 5 no mesmo dia, seu cérebro já vai começar a fixar esses conteúdos e, quando chegar perto da prova, é só revisar e pronto, boas notas virão! Agora, se hoje você teve 5 matérias e não estudar nenhuma, amanhã você terá 10 matérias, e no fim da semana serão pelo menos 25 novos conteúdos para você colocar em dia. O resultado? Você desesperado um dia antes da prova porque não vai ter tempo de estudar tudo.

Não faça isso com você mesmo! Organize seu dia de forma a voltar todo seu tempo livre para os estudos, isso evita que os conteúdos se acumulem para o final de semana. Dessa forma você terá o sábado e domingo livres para fazer algo que goste, como jogar videogame, ficar no Facebook, andar de skate, ou sair com os amigos, sem peso na consciência.

Post-its salvam!

Invista nos quadradinhos de papel colorido. São ótimos para anotar a explicação do professor, porque é só colar na apostila e descolar depois. Riscar a apostila toda não é uma boa ideia, pois muitas vezes você acaba anotando tantas coisas que, mais tarde na hora de estudar, nem você mesmo consegue entender o que escreveu. Então, aposte nos post-its, eles vão te ajudar, e muito na sua missão organização.

Otimize seu tempo

Não, não é pra você cronometrar os minutos que leva em cada atividade, mas que você saiba balancear as coisas. Se você está jogando videogame por 4 horas, acho que já pode largar um pouco o controle e ir sentar na sua mesa de estudos. Conseguir equilibrar suas obrigações, compromissos, lazer e redes sociais é um desafio, porém é mais do que possível organizá-los de forma que todos convivam na mais pura harmonia.

Tenha uma agenda

Parece coisa de gente antiga, mas não é! Na verdade ter uma agenda pode ajudar e muito a não sobrecarregar seu cérebro com coisinhas que você precisa ficar se esforçando para não esquecer.

Existem duas opções:

Você pode comprar uma agenda física, daquelas que dá pra usar canetas coloridas, post-its, adesivos, e decorar conforme seu gosto. Todos os dias você vai precisar abri-la para conferir quais são as atividades do dia e também carregá-la onde quer que você vá, para nunca esquecer de anotar nada.

Agora, se você é um pouco mais tecnológico, existem diversos aplicativos de agenda, tanto para Android quanto para iOS. O Wunderlist, por exemplo, possui uma plataforma interativa e superfácil de mexer, você pode criar várias “to do lists” sobre diversos assuntos. Nesse app, é possível adicionar um alarme a cada um de seus afazeres, assim o aplicativo te avisa e fica muito mais difícil esquecer.

Todo processo de organização é difícil no começo, porém, depois que você encaixa determinados afazeres em sua rotina, estes se tornam hábitos e em poucos dias você vai acabar achando estranho quando não tiver algo para estudar. Você – e seu rendimento escolar – vão agradecer, e muito!

8 dicas para ser mais organizado e ter uma rotina de estudos
Sem categoria