dica de leitura
Sugestão de Leitura
30 de outubro de 2018

A pós-graduação e o grande networking profissional

pos-graduacao-networking

Investir em uma pós-graduação é o primeiro passo para aumentar seu networking.

O que é networking

A palavra inglesa em seu sentido literal significa rede de contatos. Na prática, um bom networking envolve sua capacidade de se qualificar e a partir disso construir uma rede de contatos profissionais que de alguma forma possa te oferecer alguma vantagem.

Quais as vantagens?

Um bom networking aumenta sua perspectiva de mercado, de negócio, você compreende as tendências e abre os olhos para coisas que ainda não havia reparado. Você consegue indicações, desenvolve parcerias, divulga sua marca gratuitamente e ainda fica sabendo de todas as oportunidades de emprego em primeira mão.

Por que a pós-graduação pode me ajudar?

Seu primeiro contato com networking você fez durante a graduação. Com certeza você lembra daquele colega que seguiu outra área e que sempre indica você quando alguém precisa de profissionais do seu ramo de atuação.

Em outras palavras, a maneira mais fácil de investir em networking de qualidade é se relacionar com pessoas que tenham os mesmos interesses que você. Sendo assim, nenhum lugar é melhor que o ambiente acadêmico, e a pós-graduação acaba se tornando uma mina de ouro de contatos.

Abaixo elencamos alguns motivos para te convencer a começar seu networking em sala de aula agora mesmo.

Oportunidades de emprego

Se você demonstrar todo seu interesse e competência diariamente para seus colegas, ficará sabendo em primeira mão sobre vagas de emprego, isso porque a maioria já trabalha na área. Quem sabe alguma dessas vagas é seu salto para o sucesso?

Compartilhamento de ideias e experiências

Por se tratar de uma sala de aula, o ambiente é totalmente propício para troca de informações, ideias e experiências. Você ouvirá e contará histórias da sua vivência na área e terá uma oportunidade de aprender lições valiosas.

Parcerias

Você tem uma loja de roupas. A pessoa do seu lado tem uma marca própria de camisetas. E se seu vizinho na carteira da frente trabalha em uma rede de shoppings? Vejam que oportunidade ótima de unir o útil ao agradável? Através do networking você consegue novos parceiros de negócios, podendo expandir sua marca e até angariar novos fornecedores.

Indicações

Pode ser que a marca de camisetas da sua colega do lado não corresponda muito à proposta da sua loja, mas ela tem amigos com opções mais adequadas para o que você deseja. Outro exemplo, se seu colega não conseguir suprir a demanda de algum cliente, o que impede que ele o indique você?

Divulgação da marca

Se você tem uma marca e sua sala tem 30 pessoas, já são 30 pessoas do ramo que saberão da existência dela. Faça sua propaganda sutilmente entre seus colegas, distribua alguns cupons de desconto e deixe a magia acontecer.

Como fazer um bom networking?

Como o networking é uma espécie de marketing pessoal, é preciso que você se mostre confiante, interessado e engajado em seu próprio crescimento. Tome cuidado para não confundir autoconfiança com arrogância, ninguém gosta de pessoas arrogantes. Tenha uma boa aparência que inspire credibilidade e tente sempre ser agradável quando conversar com as pessoas. Mantenha contato com elas, participe de debates, encontros e eventos com seus colegas e o mais importante, fale, mas ouça muito mais.

Outras formas de aumentar seu networking

A pós-graduação é apenas um dos passos da construção da sua rede de contatos. Estar presente em outros canais e locais te ajudarão a expandir ainda mais.

  • Linkedin
  • Eventos da área, como mostras, feiras e simpósios;
  • Ter uma vida social;
  • As oportunidades podem estar disfarçadas – as pessoas têm o costume de falar sobre seu trabalho enquanto praticam exercícios na academia, ou enquanto passeiam com seu cachorro. Interaja, vai que ela é exatamente a parceria que você estava esperando?

É importante ressaltar que se você está fazendo seu networking, outros colegas também estão, portanto, é indispensável que você esteja disponível e também agregue valores positivos aos seus contatos.

Por isso, tenha sempre informações interessantes a compartilhar, abra mão de histórias batidas de senso comum, seja criativo, agradável, inspirador, proativo, interessado e mostre-se sempre disposto a ajudar. Assim, tenha certeza de que seus colegas estarão disponíveis para você.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

A maldição do tigre
Dicas

A maldição do tigre


15 de outubro de 2021
Morte na Mesopotâmia: um caso de Hercule Poirot
Dicas

Morte na Mesopotâmia: um caso de Hercule Poirot


18 de fevereiro de 2022
Você conhece o SOAE?
Comunidade

Você conhece o SOAE?


19 de dezembro de 2018
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content