dica de leitura
28 de novembro de 2018

Robótica no Colégio

robotica-no-colegio

Saiba tudo sobre a Oficina de Robótica do COLÉGIO UNIVERSITÁRIO UNIFEBE.

As máquinas já fazem parte da realidade dos seres humanos desde a Revolução Industrial. Sua evolução, desde então, só cresce e se desenvolve a níveis quase imensuráveis. A tecnologia, grande e principal aliada dos avanços da Robótica, está presente em nossa vida de uma forma que não é mais possível retirá-la. Os novos métodos de ensino incorporam cada vez mais ferramentas tecnológicas, inserindo novas formas de pensar às salas de aula.

O que é Robótica?

O conceito de Robótica é muito mais do que apenas a ciência que constrói robôs. Os conhecimentos de robótica abrangem mecânica, automação, informática e computação, inteligência artificial, hidráulica, dentre outros, e permite desenvolver diversos dispositivos como drones, carros que andam sozinhos, além de contribuir para o avanço em diversas áreas científicas como agricultura, saúde e ciência.

Alguns exemplos que podemos citar são os braços e pernas mecânicas que se movem por meio de impulsos neurosensoriais, as máquinas autônomas que fazem parte da chamada “Revolução Agrícola”, além de descobertas nas pesquisas de combate ao câncer.

Por que estudar Robótica?

As oficinas de Robótica são o verdadeiro significado de aprender fazendo – e brincando! Por meio delas, os alunos são incentivados desde cedo a integrar seu dia a dia com as tecnologias e aprendem a colocar todas as teorias vistas em sala de aula, em prática.

As aulas de Robótica ajudam a desenvolver diversas áreas de conhecimento, como interpretação, raciocínio, lógica, estratégia, e tudo isso ainda é feito em grupo. Ou seja, os alunos aprendem a pensar não apenas com a sua própria cabeça, mas em parceria com a dos colegas.

Se engana quem pensa que para estudar Robótica é preciso entender muito bem as disciplinas exatas. Pelo contrário, para aqueles que têm dificuldade em matérias como matemática e física, participar das oficinas de Robótica pode ser a ajuda que faltava para assimilar o conteúdo de forma mais fácil.

Outro fator interessante é que os alunos adquirem uma enorme capacidade de resolver problemas e desenvolvem com mais precisão as áreas sensoriais e perceptivas do cérebro.

Além de tudo isso, aqueles que gostam de artes vão adorar saber que essa disciplina também está interligada com a Robótica, pois os alunos são constantemente incentivados a serem criativos e a pensarem de forma lúdica e autônoma.

Como funciona

A Robótica Educacional do COLÉGIO UNIVERSITÁRIO UNIFEBE, propõe uma forma de aprendizado prática na qual os alunos irão desenvolver capacidade de raciocínio, encontrando soluções criativas e inovadoras para os desafios propostos, incentivando o trabalho em grupo, a pesquisa, a tomada de decisões e a criatividade. Os grupos são de no máximo 3 alunos e estimulando a inteligência coletiva.

Diferenciais

As aulas de Robótica ministradas no COLÉGIO UNIVERSITÁRIO UNIFEBE promovem:

• Conhecimento geral da Robótica;
  • Conceitos de automação e mecânica;
  • Raciocínio lógico e linguagem de programação LEGO MINDSTORMS;
  • Planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos e protótipos;
  • Aplicabilidade de engrenagens e roldanas;
  • Conceitos, geração e transformação de energia;
  • Tipos e princípio de funcionamento de motores e sensores;
  • Conceitos de programação como loop, switch, variáveis entre outros;
  • Aplicações práticas com seguidores de linha, desvio de obstáculos e resgate de objetos.

Legal, não é? Imagina poder fazer seu próprio robô? Matricule-se, as inscrições vão até dia 14 de novembro!

Vamos conhecer mais? Clique aqui e descubra.

Fonte.

Você conhece o SOAE?
Comunidade

Você conhece o SOAE?

19 de dezembro de 2018
O diário de Bridget Jones
Dicas

O diário de Bridget Jones

03 de setembro de 2021
Educação Física Semipresencial: como funcionam as aulas?
EAD

Educação Física Semipresencial: como funcionam as aulas?

24 de maio de 2018
  • Visualizar por ano