6 dicas de como escolher o curso certo
Ao concluir o ensino médio, chega a hora do aluno decidir o que cursar na faculdade. Com influência da família, amigos, escola e mercado de trabalho, o estudante fica perdido e nada melhor do que se autoconhecer para saber como escolher o curso certo. Esse artigo que a UNIFEBE preparou, pode te dar uma força para que sua escolha seja a mais certeira possível.
Como escolher o curso certo?
Nem sempre é algo fácil de fazer, principalmente quando não se tem muita experiência de vida e várias opções. As dicas abaixo podem te ajudar a acertar em cheio na escolha do curso certo.
Conheça suas habilidades e capacidade
Tente descobrir quais são as coisas que você faz bem e quais problemas que você costuma resolver com facilidade. Ser bom na prática de esportes, ter prazer em ler, escrever bem, ser desinibido ao falar em público, gostar de inventar e muitas outras habilidades podem te ajudar a escolher a profissão que tem o seu perfil. Reconhecer seu bom desempenho em alguma função já é um grande passo.
Repare em suas atitudes
Saber como escolher o curso certo nem sempre é tarefa simples, certo? A maneira como você lida com as situações do cotidiano também pode mostrar como é a sua personalidade. Repare nas suas atitudes diante de situações inesperadas e no convívio com seus amigos e familiares.
Algumas pessoas são mais proativas para resolver os problemas rapidamente e outras são mais passivas em relação a isso. Cada detalhe da sua personalidade é um sinal que deve ser muito bem avaliado para que a escolha seja assertiva.
Descubra seus gostos
Talvez esse seja um dos principais pontos do autoconhecimento sobre como escolher o curso certo. Identifique suas preferências, o que você mais gosta de fazer e o que não atrai seu interesse. Fazer o que gosta é fundamental para que você se transforme em um bom profissional, satisfeito e feliz com a própria carreira.
Faça o teste de orientação vocacional
A orientação vocacional é abrangente e leva em conta a história pessoal do aluno e as informações sobre o mercado de trabalho, além de ajudar o jovem a se conhecer um pouco mais.
Nesse teste, os alunos passam por entrevistas, discussões sobre seus interesses, redigem textos e são expostos a situações reais de várias profissões, quando devem opinar, tomar decisões e experimentar papéis diferentes. Para saber como escolher o curso certo, o teste de orientação vocacional é extremamente eficaz e tem índice de acerto de 95%.
Busque informações de fora
Procure as carreiras que permitirão aplicar e desenvolver suas habilidades e gostos pessoais e junte a maior quantidade possível de informações sobre elas. É claro que você não vai olhar somente a faixa salarial, apesar de ser um atrativo e tanto na hora da escolha. Lembre-se de que fazer o que não gosta ou não tem afinidade só por causa de um bom salário pode ser frustrante com o passar dos anos, inclusive durante a graduação.
Pergunte-se
As perguntas abaixo também podem te ajudar sobre como escolher o curso certo:
– Em que profissões poderei usar as habilidades que já tenho? |
– Eu conheço bem o curso que pretendo fazer? Já
dei uma olhada na grade para ver que disciplinas vou estudar? |
– Em que locais, empresas e cargos poderei aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade? |
– Que atividades terei de fazer nessa profissão e vou gostar? |
– Que atividades terei de fazer e não vou gostar? |
– Que atividades não farei, mas gostaria de fazer? |
– Que atividades não farei e não gostaria de fazer? |
Depois de responder com sinceridade, você precisa considerar se as vantagens e desvantagens da profissão vão compensar. Pense se você vai se sentir realizado se não puder usar algumas de suas habilidades e se tiver de fazer coisas que não gostaria. O ideal, logicamente, seria a pessoa conseguir conciliar habilidade e hobby, mas nem sempre isso é possível.