13 de Novembro de 2024 – Jornal Nosso Bairro – Colégio UNIFEBE conquista medalha de bronze na Olimpíada Nacional Feminina de Química
13 de Novembro de 2024 – Jornal Nosso Bairro – Colégio UNIFEBE conquista medalha de bronze na Olimpíada Nacional Feminina de Química

Colégio UNIFEBE conquista medalha de bronze na Olimpíada Nacional Feminina de Química

Instituição ainda foi reconhecida com quatro menções honrosas na edição 2024 do Quimeninas

A edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) terminou com uma medalha de bronze e quatro menções honrosas conquistadas pelo Colégio UNIFEBE. Com avaliação ocorrida em setembro, o projeto visa estimular a participação feminina na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), além de incentivar os talentos femininos na ciência e o ingresso de novas acadêmicas em áreas científicas, tecnológicas, engenharias, entre outras.

Para esta edição, 54 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 1.ª e 2.ª séries do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE se inscreveram. O teste ocorreu de forma virtual no Colégio e contou com duas etapas de 25 questões objetivas.

A estudante Manuela Leandro da Conceição ficou orgulhosa com o resultado. Apesar de afirmar que algumas questões ainda seriam vistas nos próximos anos de Colégio, ela foi medalhista de bronze entre os estudantes da 1.ª série do Ensino Médio.

“Quando eu soube que a competição valia um certificado, eu já quis fazer, porque eu achei que ia ficar muito bom no meu currículo”, afirma. “Com as questões que eu sabia, eu consegui conquistar”, destaca.

Aplicação prática

A presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE), instituição mantenedora do Colégio UNIFEBE e reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), a professora Rosemari Glatz, reconhece o desempenho de estudantes e professores, assim como os esforços da iniciativa. “O estímulo à educação e à ciência são fundamentais, ainda mais em tempos que demandam inovação, desenvolvimento e, cada vez mais, produção de conhecimento. Uma atividade que incentiva o desenvolvimento de nossas meninas em áreas vinculadas à ciência é muito importante e o Colégio UNIFEBE vem, não só mantendo as participações anuais, mas conquistando ótimos resultados a cada nova edição”, descreve.

Segundo o professor de Química, Heitor Paloschi, o desempenho demonstra que a instituição está no caminho certo e proporcionando novas oportunidades de futuro para os participantes. Ele destaca a promoção e desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a aplicação prática do conhecimento químico como reflexos da participação em programações semelhantes ao Quimeninas.

“Ver nossos estudantes se destacando em competições nacionais é extremamente gratificante. Esses resultados mostram não só a qualidade do ensino que oferecemos, mas também o esforço, a participação e a dedicação deles. Além disso, é uma prova do grande potencial que nossos estudantes têm e de até onde podem chegar”, descreve.

A diretora interina do Colégio UNIFEBE e coordenadora Pedagógica, Natália Inês Ribeiro Gums, afirma ter recebido com alegria os resultados da competição. Ela ressalta o papel das atividades na promoção do ensino e a dedicação dos envolvidos na conquista.

“Nosso Colégio UNIFEBE está cada vez mais comprometido em oferecer uma educação que, além da sala de aula e incentiva o desenvolvimento acadêmico completo. Parabenizo cada participante e espero que essa conquista inspire mais estudantes a explorar novos horizontes. Também agradeço e parabenizo nossos professores pela dedicação e empenho em criar e apoiar essas oportunidades valiosas para nossos alunos”, afirma.

Skip to content