iStock-1409711954 iStock-1409711954
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis em Suporte de Madeira, Papel e Têxtil Especialização

Inscrições até 31 de agosto de 2024

Início previsto para setembro de 2024

O Curso

O curso é inovador na área de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis porque alia o aprendizado teórico no formato take-home e a prática presencial. Nesta especialização, estão em prática as metodologias ativas para aprendizado e as novas tecnologias de ensino, sem perder o aspecto tradicional e prático que exige a área de conservação e restauração.

O corpo docente é formado por profissionais que são referências nacionais em seus respectivos assuntos, o que possibilitará ao participante um conhecimento teórico e prático de excelência no escopo desta pós-graduação. Tal configuração fomenta aos participantes o aprofundamento em suas áreas de interesse (madeira, papel ou tecido), bem como a construção de networks essenciais para projetos que envolvem patrimônio cultural.

A grade curricular contempla aspectos gerais e específicos da conservação e restauração de bens culturais presentes em museus, bibliotecas, arquivos, centros de memória, acervos particulares, etc. De forma inédita, o conteúdo agrega aspectos fundamentais para a preservação de patrimônio documental, artístico e em têxteis, favorecendo a ampliação do perfil profissional do egresso.

Disciplinas

Disciplina C/H
Teorias da Conservação e Restauração 12
Conservação Preventiva 84
Segurança em Laboratório 12
Climatologia Aplicada a Acervos 12
Química Aplicada ao Patrimônio Cultural 12
Biologia Aplicada a Bens Culturais 12
Química do papel, das Tintas e dos Corantes 12
Microbiologia Aplicada a Bens Culturais 12
Madeira – características gerais e propriedades tecnológicas 12
Entomologia Aplicada à Conservação de Bens Culturais 12
Teoria da Cor 12
Conservação da Madeira em Bens Culturais 24
Restauração de Documentos em Suporte de Papel 24
Conservação Preventiva dos Artigos Têxteis do Vestuário 24
Introdução à Restauração de Roupas e Artefatos Têxteis 24
Conservação de Obras de Arte 12
Acondicionamento 12
Gestão de Risco em Acervos 12
Gestão de Projetos 12
Gestão da Sustentabilidade em Projetos de Conservação 12
Total 360

O Profissional

O profissional em conservação de bens culturais móveis em suporte de madeira, papel e têxtil terá competências para realizar diagnósticos do estado de conservação de acervos em suporte de madeira, papel e têxtil; realizar prognósticos de tratamento de conservação/restauração de acervos em suporte de madeira, papel e têxtil; efetuar procedimentos de estabilização em processos de degradação de patrimônio cultural em suporte de madeira, papel e têxtil; aplicar pequenos reparos em patrimônio cultural em suporte de papel; desenvolver projetos de gestão de riscos para instituições que possuam acervos em suporte de madeira, papel e têxtil, além de participar de equipes multidisciplinares voltadas aos estudos preliminares de impactos em projetos de engenharia, arquitetura e design de espaços que contenha bem cultural móvel.

Também terá habilidade para auxiliar em consultorias técnicas voltadas à conservação e restauração de patrimônio cultural em suporte de madeira, papel e têxtil; gerenciar equipes de trabalho em conservação preventiva (higienização, pequenos reparos e acondicionamento) e ministrar disciplinas de conservação preventiva em cursos de especialização lato sensu ou outros.

Contato

  • Coordenação

    Prof.ª Dra. Edinéia Pereira da Silva

  • Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura - PROPPEX

    Aline Battisti Pereira

    Francini Danielle Pedrini

    Telefone: (47) 3211-7237

    E-mail: pos@unifebe.edu.br

  • Duração

    360h – Aprox. 12 meses
  • Titulação

    Especialista
  • Mensalidade

    24 parcelas de R$ 643,50*

    *Valor já com o desconto pontualidade de 10%
  • Horários

    Aulas mensalmente, às sextas-feiras das 18h30 às 22h e aos sábados das 8h às 12h e das 13h00 às 17h30 e 2 semanas de intensivo, consultar cronograma.
  • Atos regulatórios

    Resolução CNE/CES n° 01/2018 de 06 de abril de 2018.

Fale conosco

Tem interesse em saber mais sobre este ou outros cursos da UNIFEBE? Deixe aqui seus dados. Prometemos não enviar spam :)

Skip to content