29 de agosto de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

5ª Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE debate cultura inclusiva

O evento aberto foi realizado de 26 a 28 de agosto no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Troca de experiências e importantes debates sobre a cultura inclusiva marcaram mais uma edição da Semana de Acessibilidade e Inclusão do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). O evento gratuito foi realizado de 26 a 28 de agosto.

Com o intuito de despertar na comunidade universitária o compromisso e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, a 5ª Semana de Acessibilidade e Inclusão começou tratando de acessibilidade urbana.

Logo na primeira palestra, o acadêmico e deficiente físico, Kollinn Costa Benvenutti, falou um pouco do quão difícil é romper os estereótipos criados pela sociedade.

“Somos vistos como incapazes e não como alguém que pode ter uma vida social, amorosa e sexual ativa. É mais difícil quebrar o paradigma social do que o físico, pois o físico é só uma construção, mas o social é uma cultura enraizada”, destaca Benvenutti.

Ainda na primeira noite do evento, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo acompanharam a palestra do arquiteto e escritor Mário Cezar da Silveira, pai de uma menina com deficiência.

“O arquiteto precisa sim ter a responsabilidade de se colocar no lugar de uma pessoa com deficiência, se inteirar das suas possibilidades e das suas limitações, para que o espaço seja projetado para todos.  Depois do nascimento da minha filha eu passei a ser um arquiteto que olha a vida e a arquitetura por um outro ângulo”, enfatiza Silveira.

Já na terça-feira (27), os acadêmicos do curso de Direito foram convidados a conhecer um pouco da história do advogado e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina, Anselmo Alves, que tratou do direito das pessoas com deficiência.

O ciclo de palestras foi concluído com o tema “Inclusão e Acessibilidade: Para quem é mesmo?”. O assunto foi abordado pelo assistente social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brusque, Juliano da Silva Ferreira França.

A presidente do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, professora Ana Lúcia Rodrigues Marques, enfatiza que mesmo tendo um foco específico em alguma área da graduação, todos os participantes saíram com um novo ensinamento.

“As barreiras existem, mas a grande barreira continua sendo a atitudinal, com o preconceito em nossos pensamentos e ações. Contra essa barreira é muito difícil lutar e vencer, pois é uma questão cultural que precisa ser mudada. E depois dessa semana rica de muitas reflexões, percebemos que construir essa sociedade inclusiva e para todos, depende da postura de cada um de nós”.

Exposição de Arte

A programação de palestras já terminou, mas acadêmicos e comunidade ainda podem vivenciar a arte pela perspectiva das pessoas com deficiência visual. As obras da exposição audiovisual inclusiva, em parceria com o Senai de Brusque, estão expostas até dia 30 de agosto, no Átrio do Bloco A.

Semana de Acessibilidade e Inclusão

A Semana de Acessibilidade e Inclusão é organizada pelo Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE e visa disseminar o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades especiais, contribuindo para eliminar o preconceito e a discriminação.

Alunos do curso de Moda participam de Workshop

21 de março de 2011