22 de abril de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Acadêmicos de Psicologia conhecem o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí

Alunos aprenderam sobre o funcionamento do local, bem como as ações da Psicologia nesse contexto

O conhecimento para que o acadêmico se torne um profissional qualificado não é encontrado somente na literatura, mas também na comunidade. Com este intuito, os alunos da 9ª e 10ª fase do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) conheceram no dia 15 de abril o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.

Ao final do curso os estudantes cursam a disciplina de Psicologia Jurídica, ministrada pela professora Aline Jacinto e um dos assuntos trabalhados é acerca do Sistema Prisional Brasileiro. Conforme ela, os acadêmicos aprenderam sobre o funcionamento do local, bem como as ações da Psicologia nesse contexto.

— Visitas técnicas tornam-se importantes para a formação acadêmica, pois desta maneira, os alunos podem compreender como acontece na prática, o que é discutido em sala de aula — enfatiza.

Para a aluna Marcieli Elisa Pereira Razera Dácio, a visita foi muito informativa. Ela conta que o chefe da segurança e uma das psicólogas da unidade apresentou diversos espaços: área da saúde (psicologia, odontologia, enfermaria, medicina e psiquiatria), área fabril (embalagens, malhas e acessórios), área de visitação, área das celas, entre outras.

— Foi de grande valia, pois pudemos entender melhor o contexto em que os detentos vivem e cumprem sua pena. Na conversa com a psicóloga, algumas dúvidas quanto às demandas trazidas pelos detentos foram sanadas. Sendo estas, semelhantes ao que a literatura e estudos trazem. De certa forma, pudemos ver na prática o que estudamos na teoria em sala de aula, e isso não tem preço — ressalta Marcieli.

Professor da Unifebe apresenta artigo em Goiânia

14 de setembro de 2006
Simpósio Integrado reúne acadêmicos e empresários

27 de abril de 2010