14 de agosto de 2013

A partir de janeiro de 2014 UNIFEBE passa a usar Moodle 2

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE passará a partir de janeiro de 2014, unicamente o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle na sua versão 2 ( AVEA Moodle 2). O processo de migração do Moodle 1.9 (atual versão usada na instituição) para a versão 2 foi iniciado em fevereiro deste ano, durante a Formação Continuada 2013-1. Na ocasião, o coordenador do Núcleo de Informática, Willian Molina, apresentou aos colaboradores os motivos técnicos e pedagógicos que tornaram o uso do Moodle 2 mais ágil e flexível para professores e alunos.

O administrador de redes da UNIFEBE, por segurança, manterá ativado por um prazo de seis meses (até 31 de julho de 2014) as salas virtuais do Moodle – versão 1.9, para que os professores possam ter acesso às suas salas antigas, caso necessário para consulta. Após esse prazo o Moodle 1.9 será desativado. Todos os conteúdos midiáticos e atividades montadas no Moodle 1.9 serão importados automaticamente para o Moodle 2. Entretanto, a boa prática técnica recomenta que, após a realização do processo de importação, todos os professores deverão fazer a conferência dos conteúdos e atividades de suas salas virtuais para confirmar o êxito ou não da importação.

Outra ação efetiva adotada pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação, por meio da Assessoria de Educação a Distância, para ajudar os professores nesse processo de migração foi oferecer aos docentes da instituição, desde fevereiro de 2013, a oportunidade de participar de dois cursos a distância sobre o Moodle 2, além dos dois cursos tradicionais a distância de Moodle 1.9.

Os cursos serão disponibilizados durante o segundo semestre. O professor que quiser fazer uso das práticas de aulas semipresenciais em sua disciplina nos cursos reconhecidos da UNIFEBE (20% do total das aulas da disciplina – conf. Portaria Ministerial nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004) deverão ter o certificado de participação do curso do Moodle 2, oferecido pela instituição (conf. Resolução Consuni nº 25/2013, de 10 de julho de 2013).

Para participar dos cursos a distância do Moodle e obter mais informações, os interessados devem entrar em contato com o professor Rogério Santos Pedroso:

e-mails: ead@unifebe.edu.br ou rogerio.pedroso@unifebe.edu.br
Telefone: (47) 3211 – 7209