12 de março de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Aberta votação para eleger o melhor projeto arquitetônico de luminárias

Votação será realizada de 12 a 16 de março no site da UNIFEBE

Crédito: Ruben Carlos Müller

Criatividade, inovação e muito trabalho foram os ingredientes que marcaram a semana de 5 a 10 de março dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE. Durante este período, os alunos participaram do projeto EXECUTA e desenvolveram 17 luminárias instaladas no acesso de pedestres campus Santa Terezinha.

De 12 a 16 de março, os trabalhos passarão por avaliação de uma equipe técnica de professores da instituição. Além disso, a comunidade também está convidada a votar, no site da UNIFEBE, na melhor luminária.

O coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Marcelius Oliveira de Aguiar, avalia que o resultado do EXECUTA foi extremamente positivo e que foram realizados ótimos trabalhos. Ele lembra que alguns acadêmicos, inclusive, chegaram a ficar na instituição até às 3h da manhã para finalizar as luminárias.

—  O resultado é o sorriso no rosto de cada estudante. Para nós, arquitetos, é como quando nasce um filho, imaginamos algo e criamos. Além disso, sabemos que esse modelo de aula prática faz com que o acadêmico aprenda muito mais, pois de fato, ele colocou a mão na massa —  destaca.

Para Matheus Xavier, de 22 anos, da 9ª fase, o EXECUTA contribuiu tanto para a formação acadêmica como pessoal. Ele salienta que a interação entre as turmas foi o mais gratificante e que cada colega possuía habilidades necessárias para o desenvolvimento do projeto.

O grupo de Xavier criou uma luminária em tubos de PVC, com o logo da UNIFEBE desconstituído.

Envolvimento familiar

Empolgada em participar do EXECUTA, Ana Flávia Pavesi, da 9ª fase, envolveu a família na realização do projeto. O grupo produziu uma luminária de alumínio.

O pai da acadêmica, Laércio Pavesi, tomou conhecimento da atividade e resolveu dar suporte técnico ao grupo da filha, auxiliando com o manuseio de uma furadeira.

—  Eu fiquei fascinado com a iniciativa da UNIFEBE. Os próprios acadêmicos estão construindo algo que ficará na instituição. Sempre que passarem aqui sentirão orgulho de terem feito parte deste projeto — ressalta.

O projeto

O EXECUTA consiste em um workshop com uma semana de duração, onde os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da 1ª a 10ª fase se dividem em equipes orientados por professores para competir em um exercício de arquitetura, com finalidade social e prática.

De 5 a 10 de março, os estudantes trabalharam na criação, desenvolvimento e instalação de luminárias no acesso da UNIFEBE. O objetivo foi melhorar a iluminação no acesso principal da instituição.

No sábado, 10 de março, os acadêmicos finalizaram a instalação das luminárias e apresentaram vídeos autoexplicativos sobre a execução do trabalho. Na próxima segunda-feira, 19 de março, o nome do grupo vencedor será divulgado. Na ocasião, será realizada solenidade de premiação.

Votação

Escolha o melhor projeto:  https://goo.gl/Pz2fNC