05 de março de 2010

Aberto edital de seleção de projetos para a Incubadora

Está aberto o edital de seleção de projetos para a Incubadora de Base Tecnológica da Unifebe – Centro Universitario de Brusque. As propostas devem ser apresentadas até o dia 31 de março, por equipes que tenham dentre seus integrantes pelo menos um representante da Instituição.

O objetivo da Incubadora de Base é estimular iniciativas empreendedoras que resultem em produtos ou serviços com perspectivas de produção ou utilização em escala industrial ou de prestação de serviços, ao disponibilizar uma infraestrutura adequada, espaço físico, telefone, internet, entre outros.

Os projetos concorrentes deverão estar direta e obrigatoriamente ligados às atividades classificadas como de base tecnológica, relacionados aos cursos oferecidos pela Unifebe e, na fase inicial de desenvolvimento, em estágio anterior à constituição jurídica formal da empresa.

Poderão submeter proposta, equipes que tenham dentre seus integrantes pelo menos um que seja aluno de graduação ou de pós-graduação da Unifebe, docente da Instituição, profissional egresso dos cursos da Unifebe que tenha concluído o curso há menos de um ano. Vale ressaltar que cada proponente só poderá apresentar no máximo até duas propostas de projetos para seleção.

Na proposta apresentada, o proponente deverá incluir aspectos como o ramo de negócio onde a equipe pretende atuar, o mercado potencial, o modelo do negócio, como o negócio se mantém e se expande, o planejamento do desenvolvimento do projeto e objetivos que se pretende atingir.

O responsável pela Incubadora de Base Tecnológica, prof. Roberto Heinzle, dá algumas dicas em relação à produção da proposta de projeto que será apresentada. Segundo ele, equipes mistas sempre se destacam, por trazerem experiências e atuação em diferentes segmentos. Além disso, ele explica que os projetos deverão ser intensivos em conhecimento. "Por exemplo, posso dar exemplos de projetos que não seriam aceitos, como uma marmoraria ou serralheria", explica.

As equipes proponentes serão convocadas para apresentar e defender suas propostas perante uma Comissão Avaliadora Institucional. Os principais critérios utilizados para avaliação e seleção das propostas serão: o potencial mercadológico do projeto, a viabilidade econômica-financeira, o perfil da equipe, o diferencial tecnológico do projeto, e o impacto sobre o desenvolvimento regional.

Os projetos selecionados poderão ficar incubados em até dois anos, sendo que estes terão um ambiente propício ao desenvolvimento do negócio, incluindo infraestrutura adequada para realização do atendimento regular.

Os concorrentes deverão preencher o Modelo de Plano de Negócios disponível no site da Unifebe e entregá-lo na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Proppex, na Sala 2 do Bloco A do campus no bairro Santa Terezinha. Mais informações podem ser obtidas na Proppex, pelo e-mail extensão@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3211-7207.

Texto: Natália Uriarte Vieira

UNIFEBE é ponto de coleta de lixo eletrônico
Universidade Comunitária

UNIFEBE é ponto de coleta de lixo eletrônico