04 de fevereiro de 2014

Palestra de Abertura da Formação Continuada reúne grande público

Iniciou na segunda-feira, 3 de fevereiro, a Formação Continuada do primeiro semestre oferecida pelo Centro Universitário de Brusque aos seus professores, funcionários e comunidade em geral. O evento tem como tema “UNIFEBE Comunitária: desafios e perspectivas para o ensino, para a iniciação científica e a extensão”.  A palestra de abertura foi proferida pelo professor William Fernandes Molina e pela bibliotecária Carla Zenita do Nascimento. Eles falaram sobre a “Implementação de Políticas Institucionais”. Durante a noite, também falaram o consultor da empresa Edusoft Cristian Gonçalves, responsável pelo novo sistema acadêmico da instituição e o analista de educação a distância, Rogério Santos Pedroso, que falou sobre a utilização do Moodle.

Quem abriu os trabalhos foi o vice-reitor da UNIFEBE, Alessandro Fazzino. “Este é um momento para se reciclar e buscar novos horizontes. Teremos muitos desafios este ano e dependemos principalmente de vocês para fazer a UNIFEBE cada vez melhor”, destacou.

Ao longo da palestra, o público pode interagir com os palestrantes e tirar suas dúvidas. Molina comentou sobre a integração da tecnologia às atividades curriculares desenvolvidas pelos professores nas diversas disciplinas. De acordo com ele, os professores e funcionários passarão por seis mudanças que vão alterar suas rotinas de trabalho durante o ano: alteração no site, o sistema Pergamum da Biblioteca, a migração dos e-mails para a plataforma Google, o serviço de Backup, a Central do Professor e o ambiente virtual Moodle.

Carla enfatizou que os professores são os responsáveis pela indicação de compra dos livros de suas disciplinas e demonstrou como devem ser feitas as solicitações. Ela também pediu o apoio de todos na divulgação da Biblioteca Digital.

Na segunda noite às 19h, no auditório, o público confere o tema “Metodologias Inovadoras” com o professor José Armando Valente, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Já na quarta-feira, 5, o reitor da Unochapecó, professor Odilon Luiz Poli, apresenta ao público palestra sobre a temática do evento, no mesmo local e horário.

Reuniões

Além das palestras, os inscritos na formação também participam de uma reunião com a Administração Superior, na quinta-feira, 6, às 19h, no auditório do Bloco C. Uma hora depois iniciam as reuniões de colegiado de cada curso. “Os encontros com os colegiados são definidos pelas coordenações de curso, dessa forma podem ocorrer em dias e horários diferenciados. Os docentes devem ficar atentos às informações enviadas pelos coordenadores dos cursos em que lecionam”, explica o pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes.

De acordo com ele, a participação dos docentes no evento é de extrema importância para promover o debate e as reflexões sobre a Educação Superior e as práticas pedagógicas no âmbito universitário. “Nosso objetivo com o evento, realizado periodicamente na instituição, é discutir a respeito de ações pedagógicas, seus desafios e perspectivas no âmbito dos cursos de graduação, analisar propostas de melhorias e aperfeiçoamentos no ensino, na iniciação científica e na extensão, bem como aprimorar o fazer docente, seus desafios e competências para o ensino superior”, pontua o pró-reitor.

Na segunda-feira ou terça-feira, 10 e 11, os professores ingressantes e demais interessados podem participar da oficina sobre Plano de Ensino, às 19h, Laboratório de Informática.

O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo site www.unifebe.edu.br. Mais informações: 47-3211-7205.

Texto e fotos: Thayse Helena Machado

Publicado por: Assessoria de Comunicação