notícias colégio
Notícias
24 de agosto de 2010

Abertura do Congresso foi realizada nesta terça-feira

A abertura do I Congresso de Inovação Tecnologia e Sustentabilidade foi realizada nesta terça-feira, dia 24, com o propósito de potencializar o conhecimento produzido pela academia e pelos setores produtivos de vários segmentos visando a promoção da inovação, tecnologia e sustentabilidade. O evento começou com uma apresentação cultural do Coro da Unifebe que, sob a regência do maestro Sérgio Luiz Westrupp, apresentou algumas canções do seu repertório. Na sequência foi composta a mesa de autoridades para oficializar a abertura do evento.

O cerimonial de abertura contou com a participação da reitora, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Santa Catarina – FAPESC, Antônio Diomário de Queiros, do vice-prefeito de Brusque, Evandro de Farias, do gerente de educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque, Moacir Merisio, da presidente da Fundação Municipal de do Meio-Ambiente, Eudez Pavesi, da diretora de Núcleos e/ou Câmaras da Associação Empresarial de Brusque – ACIBr, além do vice-reitor da Unifebe, Antonio Carlos Schlindwein, do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Claudemir Aparecido Lopes e do coordenador do projeto, Cássio Aurélio Suski.

A reitora da Unifebe agradeceu aos participantes pela preocupação com o tema proposto pelo Congresso e destacou a satisfação em receber os participantes do evento. "Nossa proposta é avançar na direção de encaminhamentos que permitam de fato caminharmos na direção do verdadeiro desenvolvimento sustentável que todos queremos", resumiu a reitora. A primeira noite de palestras foi mediada pelo professor Márcio Roberto da Rocha, que coordenou as palestras.

A primeira palestra foi sobre "Transparência Pública: a tecnologia de informação a serviço do cidadão", com o secretário de Orçamentos e Finanças de Brusque, Antônio Carlos Tillmann, que representou o prefeito municipal, Paulo Roberto Eccel, que está viajando para Brasília. Tillmann apresentou o Portal da Transparência, que é uma ferramenta tecnológica que disponibiliza informações sobre as arrecadações do município, suas receitas, despesas e licitações.

O Doutor Antônio Diomário de Queiroz, da FAPESC, falou sobre "Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para o desenvolvimento de Santa Catarina". Segundo ele, o conceito de sustentabilidade se refere à geração da qualidade de vida para a sociedade e a inovação é capaz de gerar as soluções necessárias para construir um futuro melhor. "A discussão da inovação, tecnologia e sustentabilidade nos dão a perspectiva de aperfeiçoamento e melhorias para o futuro, mas não podemos perder este foco".

Para encerrar a noite o Doutor Luiz Otávio Pimentel, professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC abordou a "Propriedade Intelectual de Design Industrial de Produtos".  "É uma grande satisfação estar presente neste evento, num momento importante para Brusque que completa 150 anos e para a Unifebe que comemora 37 anos. Os temas abordados aqui se relacionam também com o desenvolvimento, econômico, sustentável e regional, que interferem diretamente no nosso Estado e no país.

    

 

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Lisiane Moraes

 

 

 

Postagens relacionadas

Acadêmicos da UNIFEBE esclarecem dúvidas sobre Imposto de Renda
Serviço

Acadêmicos da UNIFEBE esclarecem dúvidas sobre Imposto de Renda


08 de março de 2018
Engenharia Mecânica é avaliado com conceito de excelência
UNIFEBE

Engenharia Mecânica é avaliado com conceito de excelência


04 de setembro de 2018
Comunicado nº 32/11 – Entrevistas para vaga de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico II

Comunicado nº 32/11 – Entrevistas para vaga de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico II


27 de abril de 2011
Skip to content