22 de março de 2013

Abraço no Rio reúne mais de 1,2 mil pessoas

Na manhã de sexta-feira, 22, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE reuniu mais de 1,2 mil pessoas na 2ª edição do Abraço no Rio com o lema “Cuidar do Rio: eu abraço essa ideia”.

A instituição contou com a participação do Serviço Social do Comércio (SESC), SESI Escola, Colégios São Luiz, Cônsul Carlos Renaux, Cultura, Honório Miranda e das Escolas Feliciano Pires, Georgina de Carvalho Ramos da Luz e Nova Brasília. O evento teve a parceria e apoio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Secretaria de Educação, Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Polícia Militar e Florisa Tinturaria.

O reitor Günther Lother Pertschy salientou a importância da parceria com as entidades que apoiaram e participaram do evento. “O Abraço no Rio é a forma que a UNIFEBE encontrou para conscientizar as pessoas da comunidade sobre a preservação do rio que passa por Brusque e também por cidades vizinhas. Os parceiros foram de fundamental importância na realização do evento, pois entenderam nossa proposta e assim podemos mostrar o que o coletivo pode fazer em prol das gerações futuras”, afirmou.

Pertschy salientou também, que ações de preservação dos recursos hídricos devem ser realizadas todos os dias e não apenas em datas comemorativas. “A água é um bem precioso. Cada um deve fazer a sua parte cuidando do rio e evitando desperdícios”.

O vice-prefeito de Brusque e diretor presidente do Samae Evandro de Farias – Farinha prestigiou o evento e afirmou que a ação foi muito importante para conscientizar a comunidade sobre a preservação do rio, que faz parte da vida da população. “Se cada um fizer a sua parte fica mais fácil mantermos a qualidade da água que fornecemos para a cidade. É fundamental proteger o rio”, disse.

A professora da Creche Espaço Crescer, Marli de Sousa, disse que participou do Abraço no Rio com seus alunos principalmente para auxiliar na conscientização das crianças. “Essa ação vem de encontro ao que ensinamos em sala de aula. Eventos assim fazem com que elas acreditem que todos estão envolvidos na preservação da água”, destacou.

O estudante da 3ª série do Sesi Escola, Vitor C. dos Santos, afirmou que é preciso economizar a água, senão ela pode acabar e as pessoas podem morrer. “Temos que cuidar da água, pois ela não é mais tão abundante no nosso planeta”, completou Taiuane Bononomi Bianchini, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Honório Miranda.

Já a aluna do 5º ano da Escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz, Nathali Baron, 10 anos, disse que não se deve jogar lixo no rio. “A água é a nossa existência tanto para beber, comer e tomar banho. Ela é muito importante para a nossa saúde”, enfatizou.

A professora da Escola Nova Brasília, Thais Gabriele Teixeira, comentou que a participação no evento ajuda a conscientizar os alunos sobre a preservação da água e como utilizá-la melhor para não faltar no futuro.

O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover discussões sobre a consciência do homem em relação a esse bem natural.

Texto: Elizandra Damasceno

Estão abertas inscrições para curso de Inglês

18 de março de 2011
UNIFEBE busca acordo de cooperação internacional nos Estados Unidos