A acadêmica do curso de Administração da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, Taiara Zucco, está prestes a conquistar um feito nunca antes alcançado por uma brusquense: integrar a Comissão Olímpica Brasileira de Natação, na busca por medalhas nas Olimpíadas de Pequim.
Após alcançar o índice em uma competição no fim de 2007 para disputar a seletiva, que acontece no dia 6 de maio no Rio de Janeiro, Taiara iniciou os treinos em 2008 com muita garra. “Treinava apenas para os Jogos Abertos e a marca me surpreendeu, com a melhora dos meus tempos me sinto agora mais motivada”, afirmou.
Disputando as provas de 50 e 100 metros Livre, além de 50 e 100 metros Borboleta, na qual, segundo o treinador Rogério Branco, possui mais chances, a atleta mantém os pés no chão. “Será um disputa muito forte, não sei se conseguirei me classificar, mas chegar até aqui já é uma vitória”, enalteceu.
Para alcançar o objetivo de integrar a Comissão, a jovem de 20 anos deverá alcançar o índice estipulado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, que é de 1’01”, sendo que atualmente sua marca é de 1’06”, estando entre as 16 melhores nadadoras do país.
Para que isto seja possível, o treinamento foi intensificado. Além da piscina, muita musculação. Nadando há 15 anos, Taiara exibe muito entusiasmo. “Esta foi a melhor marca que alcancei, não esperava chegar até aqui. Vou dar o máximo de mim nas eliminatórias”, comentou.