19 de julho de 2011

Acadêmica pesquisa retorno financeiro de curso superior

Com o objetivo de analisar se há um aumento salarial durante a formação acadêmica, a aluna da 4ª fase do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Luana Haiderschaidt, realizou uma pesquisa na disciplina de Estatística, ministrada pelo professor Ademar Kohler. Ela comparou o salário dos acadêmicos das 1ª, 2ª, 3ª fases com a remuneração daqueles que estudam na 6ª, 7ª e 8ª, no primeiro semestre de 2011. O estudo mostrou que os acadêmicos concluintes ganham maios que os ingressantes.

A média encontrada foi de R$1.021,65 para os acadêmicos ingressantes e de R$1.500,45 para os concluintes. "Para os ingressantes, temos uma variação de R$ 3.300 variando de R$ 400 a R$ 3.700, onde podemos concluir que quem tem um salário de R$ 3.700 nas fases iniciais, provavelmente é alguém de meia idade, que já tem uma vida estável, e, provavelmente, cursa sua segunda faculdade. Para os concluintes, a variação é de R$ 2.130, variando de R$ 920 a R$ 3.050, onde podemos perceber que estão mais ‘nivelados’ na questão salarial, diferente das fases ingressantes, onde temos acadêmicos recebendo R$ 400 e outros recebendo R$ 3.700", afirma Luana.

Com base na pesquisa a autora concluiu que fazer um curso superior é de fato um grande investimento. "As pessoas quando investem em algo pensam nos retornos que terão. Mas uma coisa é certa: as pessoas, quando investem em alguma coisa, estão pensando nos retornos. Quando se está em jogo uma casa, ou um carro, parece-nos óbvio seu retorno… Mas e quando se trata de uma faculdade? Será que teremos retornos realmente?", questiona.

Durante a pesquisa, Luana encontrou a resposta para sua pergunta e concluiu que é um grande investimento cursar uma faculdade e fazê-la aumentará a qualidade de vida. "Investir em uma faculdade é algo que nos trará retornos, indo além da realização de um sonho e do conhecimento adquirido, chegando até a área financeira", destaca.

Publicado por: Assesoria de Comunicação Social

Intervalo Cultural dá sequência à programação de aniversário

12 de agosto de 2011
Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza viagem de estudos em Minas Gerais