18 de agosto de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Inicia na próxima segunda-feira (22) a VIII Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE

Evento presencial contará com dois dias de programação.

A VIII Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE inicia na próxima segunda-feira (22). Nesta edição, o evento contará com dois dias de programação presencial.

Logo na segunda-feira (22), às 13h30, no auditório do Bloco F, a terapeuta e representante da Fundação Catarinense de Educação Especial, Ana Carolina Rodrigues Savall, falará sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva. O tema será apresentado também às 18h30, no mesmo local.

O intuito do primeiro bate-papo é debater quais são os recursos, estratégias, serviços e metodologias que favorecem a participação dos estudantes com deficiência no processo de ensino-aprendizagem.

Para encerrar a programação, a doutora em Educação, Márcia de Souza Lehmkuhl, tratará sobre Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior. A palestra iniciará às 20h, no auditório do Bloco F.

A presidente do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, Quésia Cabral Martins, destaca que a Semana de Acessibilidade e Inclusão da instituição abre para a comunidade acadêmica, uma série de debates pertinentes. “Nosso objetivo é apresentar aos estudantes e professores as possibilidades e ferramentas que o mundo atual oferece a favor da inclusão, e levá-los a reflexão do que cada um tem feito para que ela efetivamente aconteça”, enfatiza Quésia.

Além das palestras, do dia 22 ao dia 26 de agosto, a comunidade acadêmica e externa pode conferir a exposição “Na Ponta dos Dedos”, realizada pelos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Brusque (ADVB). As maquetes que permitem aos deficientes visuais identificarem, com as pontas dos dedos, alguns dos pontos turísticos de Brusque, estarão expostas no átrio do Bloco A e no hall de entrada dos blocos C, D e F.

O evento
A Semana de Acessibilidade e Inclusão é gratuita e aberta aos professores, estudantes e comunidade externa. O evento, organizado pelo Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, tem como objetivo disseminar a cultura inclusiva e despertar na comunidade universitária, o compromisso e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades especiais, contribuindo para eliminar o preconceito, a discriminação e outras barreiras atitudinais.

Todos os participantes serão certificados pela participação.

Renovação da Bolsa de Estudo Institucional e a liberação da 2ª parcela da Bolsa PROESDE

09 de julho de 2014
Unifebe reúne empresários em palestra de Estela Benetti