03 de novembro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Curta-metragem produzido por professor da UNIFEBE é premiado no Festival de Cinema Nacional de Chapecó

Obra contou com a participação de dois alunos egressos da instituição

Dirigido pelo professor Ricardo Weschenfelder, do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, e com a participação dos alunos egressos da instituição Lucas Bueno e Daiane Amorim, o Curta-metragem “Até Onde a Vista Alcança” foi premiado como melhor filme de ficção no 1º Festival de Cinema Nacional de Chapecó.

A história do curta se passa durante a pandemia, com duas vizinhas de prédio que iniciam uma amizade em meio ao isolamento social. Com duração de 14 minutos, a obra, que foi contemplada no Edital da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, no Município de Brusque, no ano passado, foi gravada em fevereiro e finalizada em abril deste ano.

Egresso da UNIFEBE, Lucas Bueno foi o responsável pela assistência de câmera do filme. Ele destaca a capacidade reflexiva da película no espectador. “O isolamento social provocou não somente aflição e angústia em muitas pessoas, mas também a reflexão. Minha participação no filme foi fruto da relação professor – aluno. Desde a graduação, o professor Ricardo e eu sempre nos entendemos muito bem quando o assunto era produção audiovisual. Depois de formado, fiquei muito honrado em poder participar de tudo isso, pondo em prática os ensinamentos adquiridos na universidade”, celebra Lucas.

Daiane Amorim, também egressa da instituição, foi a Diretora de Arte do filme. Para ela, a premiação comprova o sucesso da transmissão da mensagem da obra ao público. A publicitária demonstra gratidão à UNIFEBE pelo seu processo de formação. “Acredito que é na universidade o momento de criar, pensar criticamente e desenvolver projetos que possam retornar para a comunidade. Sou muito grata aos meus professores, que sempre atuaram como agentes transformadores. Penso que a universidade abre portas paras as discussões, diálogos e trocas de experiências. E com tudo isso, tive a oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente. Lidar com as adversidades de uma pandemia foi um desafio para todos, mas também uma inspiração”, afirma Daiane.

Diretor e roteirista do filme, o professor Ricardo Weschenfelder enaltece a participação de seus ex-alunos e agora publicitários na obra. “Acredito que é natural e importante os egressos da UNIFEBE trabalharem com os professores em projetos. É uma troca rica e necessária, de oxigenação e aprendizado. Os dois são excelentes profissionais, muito criativos e sensíveis. O filme toca as pessoas porque todos passaram, de uma forma ou de outra, pelo isolamento social e foram afetados de alguma maneira, seja psicologicamente ou socialmente”, atesta o professor Ricardo.

O filme

O curta conta a história de duas mulheres, vizinhas de janela, que durante o isolamento social provocado pela pandemia, criam uma relação de cuidado e afeto, acompanhando a rotina uma da outra. Um dia, uma das vizinhas não abre o apartamento, gerando um conflito e uma consequência na narrativa do filme.
O curta foi exibido em três estados brasileiros e também da 44ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, da cidade de São Luís, no Maranhão, um dos mais tradicionais do país. “Até Onde a Vista Alcança” foi produzido pela produtora brusquense Café Preto Filmes e foi interpretado por duas atrizes do município, Sandra Baron e Talita Garcia.

Egressas de Educação Física se apresentam na 16ª Mostra de Dança

Egressas de Educação Física se apresentam na 16ª Mostra de Dança