21 de março de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicas de Pedagogia participam de palestra sobre Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Temática foi abordada às estudantes da 7ª fase do curso

As acadêmicas da 7ª fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram de uma palestra sobre as práticas pedagógicas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação, com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A temática foi apresentada pela assessora dos Anos Iniciais da Prefeitura de Brusque, professora Irene Cristina Valin.

A coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, explica que a conversa visa instrumentalizar as acadêmicas para o Estágio Supervisionado III, que será realizado nas unidades escolares do município, nos Anos Iniciais. “As vivências, apresentação da proposta pedagógica da rede, a prática docente e a própria experiência da professora Irene em alfabetização, nortearão as próximas etapas do estágio, que consiste na fundamentação teórica, diagnóstico do campo de estágio e elaboração do Plano de Ação”, esclarece a coordenadora do curso.

Durante sua fala, a assessora dos Anos Iniciais apresentou a proposta da rede e diversos exemplos de situações que ocorrem no dia a dia da sala de aula e a didática do professor, além de evidenciar a importância da organização docente para o bom desenvolvimento dos componentes curriculares. A acadêmica Bruna Emanuelli Mafra, terá no Estágio Supervisionado a primeira experiência com os Anos Iniciais.

“Ouvir o depoimento da professora Irene, despertou-me uma vontade imensa de ter também experiência com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois consegui me imaginar naquela situação e como lidaria com aquilo. Com certeza a fala dela me instigou ainda mais a dar o meu melhor”, complementa Bruna.

A palestra foi uma iniciativa das orientadoras do Estágio Supervisionado III, professoras Eliane Kormann e Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Evento virtual orientará como acadêmicos podem participar do Programa de Iniciação Científica de Psicologia
Psicologia

10 de junho de 2021
Comunicado Proppex n° 15/09 – Projetos de Iniciação Científica aprovados pela FAPESC