13 de setembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicas de Pedagogia recebem profissionais dos Centros de Educação Infantil onde realizarão o Estágio Supervisionado I

Gestoras e professoras dos CEIs da Rede Municipal apresentaram os espaços para as estudantes

No último dia 4 de setembro, as acadêmicas da 5ª fase do curso de Pedagogia da UNIFEBE receberam as gestoras e professoras de quatro Centros de Educação Infantil, da rede municipal de ensino. Na ocasião, as representantes dos CEIs apresentaram os espaços em que as estudantes vivenciarão, ainda neste semestre, o Estágio Supervisionado I, no campo da Educação Infantil.

Durante a conversa, as acadêmicas ouviram os relatos sobre a realidade da Educação Infantil sob a ótica de quem atua nesses espaços. O bate-papo contou com a presença da diretora Katia Coelho e da coordenadora Fabrine Verde, do CEI Emília Floriani de Oliveira – CAIC, da orientadora Adriana Schlindwein Leite, do CEI Anna Hilda Eccel, da diretora Esília Dalcégio e da professora Helena Alves Burigo da Costa, do CEI Noêmia Fialho I, e da diretora Alessandra Nolli da Silva, do CEI Augusta Knorring.

As estudantes foram divididas em grupos e participaram da roda de conversa com as profissionais dos respectivos educandários em que irão desenvolver o estágio. A conversa foi acompanhada pelas orientadoras de Estágio Supervisionado, as professoras Giselly C. Mondardo Brandalise, Luciane Oliveira da Rosa, Marinez Panceri Colzani e Shirlei de Souza Corrêa.

“Durante as rodas de conversa, as professoras e gestoras apresentaram as instituições e compartilharam os princípios, práticas e projetos que vêm desenvolvendo atualmente, elucidando o impacto e a importância da intencionalidade docente na Educação Infantil”, destaca a professora de Estágio, Giselly C. Mondardo Brandalise.

A coordenadora de Estágio do curso, professora Ivanete Lago Groh, enfatiza que esse contato prévio com a gestão escolar estreita ainda mais os laços das estudantes com os educandários. “A ação realizada com as profissionais dos Centros de Educação Infantil permitiu que as acadêmicas tivessem um conhecimento prévio do ambiente escolar para posteriormente, realizarem a observação direta no campo, seguindo para a próxima etapa que é a elaborarão dos Planos de Ação e aplicação no Estágio Supervisionado II, ainda no campo da Educação Infantil”, elucida.

Para a coordenadora curso, professora Eliane Kormann, o diálogo com as profissionais dos CEIs foi essencial e proporcionou às acadêmicas uma complementação prática sobre os estudos que realizam durante o Curso de Pedagogia, nesta etapa aplicados no campo da Educação Infantil. “Nesse semestre temos 36 acadêmicas, e, por isso, a organização do Estágio Supervisionado em vários Centros de Educação Infantil da rede municipal, quatro escolas de referência, ficando nosso agradecimento desde já à Secretaria de Educação pela oportunidade de realizar o estágio e às diretoras de cada escola”, complementa a professora.

Sobre a experiência, a acadêmica Poliana dos Santos ressaltou a importância do diálogo antes da realização do estágio. “A fala das nossas visitantes contribuiu para entendermos melhor qual será nosso papel nos CEIs, além de trazer a certeza de que a sala de aula que estudamos na teoria pode sim existir na prática”, enfatiza Poliana.

Confira as fotos da roda de conversa das profissionais com as estudantes:

Site disponibiliza consulta pública a inscritos no Enade 2011

26 de agosto de 2011
Últimas vagas para ingressar na UNIFEBE no segundo semestre

04 de julho de 2014
Executa 2023 inicia na próxima segunda-feira (13)

10 de março de 2023