18 de maio de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmico de Design de Moda representa a UNIFEBE no movimento Santa Catarina Moda & Cultura

Rafael Medeiros de Lima é um dos dez estudantes selecionados para participar do projeto Lab Cria

Foto: Lab Cria – SCMC

O acadêmico de Design de Moda, Rafael Medeiros de Lima, representará o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), no movimento Santa Catarina Moda & Cultura, que este ano selecionou dez estudantes de todo o estado para formar um time criativo de pesquisa, criação e desenvolvimento de uma coleção de moda: o Lab Cria.

Com mentoria da curadora do Coletivo Cria, Lili Tedde, os estudantes em parceria com as empresas do SCMC participarão entre maio e agosto de encontros híbridos, para criar uma coleção cápsula a partir da pesquisa e das matérias-primas desenvolvidas pelas empresas participantes do Coletivo Cria.

O processo de criação será conduzido pelas tendências de primavera/verão 2023, resultado da pesquisa de Lidewij Edelkoort, uma das mais renomadas pesquisadoras de tendências do mundo. O resultado da coleção cápsula criada pelo time criativo do Lab Cria será apresentado em setembro, em São Paulo, durante um evento do Coletivo Cria.

“Ter o privilégio de estar envolvido com essas pessoas que têm um olhar muito particular para a moda contribui para nos moldar como estudantes e profissionais. Chegou um momento que eu precisava começar a externalizar, trazer essas referências e olhares que gosto muito, e esse projeto foi uma forma que encontrei para isso. Muitos talentos são descobertos em ações assim e muitos se conhecem lá também. Reunir uma galera criativa de todos os lugares do estado, trocando referências para criar uma coleção, com certeza é uma oportunidade de muito aprendizado”, enaltece o acadêmico representante da UNIFEBE, Rafael Medeiros de Lima.

A partir de outubro, os estudantes envolvidos no Lab Cria levarão as informações de tendências para as empresas integrantes do movimento Santa Catarina Moda & Cultura, para propor novos produtos e colaborações. O resultado do projeto desenvolvido será apresentado em dezembro, no evento final do SCMC.

“Somos um curso de Design de Moda, que atende às demandas regionais, mas que também entende que inovação, criatividade e colaboração são essenciais para o desenvolvimento da moda e desses futuros designers. Temos a certeza de que a UNIFEBE será bem representada durante o SCMC e de que todo esse aprendizado será um diferencial na formação do Rafael”, complementa a coordenadora do curso de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa.

O Movimento SCMC

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos. Em 17 anos de atuação, mais de 50 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma por meio da participação dos seus alunos.

Atualmente, 19 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Fakini, Fundação Hermann Hering, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear e Tecnoblu.

Unifebe promove Jornada de Iniciação Científica

13 de setembro de 2006