notícias colégio
Notícias
10 de novembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmico de Engenharia Química da UNIFEBE desenvolve pesquisa sobre o uso de sementes de capim-rosário no tratamento de água doce bruta classe II

Pesquisa foi apresentada em evento científico, realizado em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Os frutos e sementes da planta conhecida em nossa região como capim-rosário ou lágrima-de-nossa-senhora, foram o foco da pesquisa do acadêmico de Engenharia Química da UNIFEBE, Heitor Paloschi. Orientado pela professora Raquel Bonati Moraes Ibsch, Heitor estudou como a capacidade coagulante natural da planta e suas características de agente microbiano poderiam ser utilizados no tratamento de água doce bruta classe II.

A pesquisa, que é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante, foi apresentada nesta terça-feira (9), na XII edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), evento institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Durante a apresentação virtual, Heitor falou sobre os testes iniciais realizados com os frutos e sementes de Coix lacryma-jobi L, e sobre os experimentos para tentar remover o lodo da água do rio. “Para uma pesquisa inicial, os resultados foram positivos, porém as pesquisas para essa finalidade devem continuar, visto que a utilização destes frutos e sementes nunca haviam sido pesquisados para a finalidade de tratamento de água doce bruta classe II. Foi gratificante expor meu trabalho em um evento de relevância nacional, pois percebi que todo meu esforço de pesquisa voltado a uma inovação científica valeu a pena e foi reconhecido”, enfatiza Heitor.

A coordenadora de Engenharia Química e supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, lembra que o SCT objetiva fomentar a discussão do conhecimento e das experiências relacionadas à transversalidade da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento equitativo e sustentável. “Ficamos muito orgulhosos de representar nossa instituição de ensino em um evento reconhecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, principalmente, por se tratar de um estudo com sementes da nossa região e que objetiva encontrar soluções sustentáveis para o tratamento da água. Parabéns aos pesquisadores pela qualidade do material apresentado”, enaltece Rafaela.

A XII edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) foi realizada virtualmente e abordou a temática “A transversalidade e importância da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Eventos da Semana De  – 26 de novembro a 01 de dezembro

Eventos da Semana De – 26 de novembro a 01 de dezembro


23 de novembro de 2012
Chapa Renascimento assume DCE da Unifebe

Chapa Renascimento assume DCE da Unifebe


14 de novembro de 2006
CIPA adquire equipamentos para atendimentos de saúde na UNIFEBE

CIPA adquire equipamentos para atendimentos de saúde na UNIFEBE


01 de julho de 2014
Skip to content