10 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Desafios do gerenciamento da cultura organizacional são apresentados aos acadêmicos de Psicologia em Visita Técnica

Estudantes conheceram a empresa RVB Malhas

Como realizar um diagnóstico cultural em uma organização? Quais os desafios de gerir a cultura organizacional? Estas eram as perguntas que os acadêmicos da 3ª fase de Psicologia, do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) buscavam explorar durante a visita técnica, realizada na última sexta-feira, dia 31 de março, na RVB Malhas.

A atividade foi proposta durante as aulas da disciplina de Comportamento Organizacional, ministrada pela professora Suelen Frainer. “Durante a aula sobre gestão cultural, percebemos a importância de conhecer na prática, como era a gestão da cultura de uma organização, especialmente quando se trata de propósito, missão, visão e valores”, destaca a professora da disciplina.

Na empresa, os acadêmicos foram recepcionados pela equipe de Gestão de Pessoas, e em seguida, ouviram o relato da própria diretora de Recursos Humanos e sócia da RVB Malhas, Ana Julia Benvenuti. Em sua apresentação, Ana enfatizou o propósito da organização, “Vestir sonhos que inspiram o movimento” e falou sobre como foi o processo do diagnóstico, disseminação e gestão cultural.

“Desde 2017, a RVB Malhas assiduamente promove ações visando o compromisso com as pessoas e isso é reflexo de inspirar para que cada colaborador sonhe e se movimente a fim de alcançar suas aspirações”, elucida a colaboradora.

A atividade integra a matriz curricular do curso, que prepara os estudantes para atuar de forma estratégica na área do comportamento em Psicologia das Organizações e no Trabalho. “Foi uma vivência rica, que possibilitou visualizarmos a realidade dessa área da Psicologia. Ver todo o movimento organizacional e todo o querer daquela empresa para transformar o ambiente de trabalho e refletir isso internamente, na organização e na sociedade foi inspirador. A visita técnica tornou o conteúdo abordado em sala de aula muito mais aplicável no nosso futuro profissional”, complementa o acadêmico Michel de Souza.

O coordenador do curso de Psicologia, professor Ademir Bernardino, esclarece que Cada vez mais as pessoas têm procurado um ambiente de trabalho agradável, que possibilite o desenvolvimento de habilidades e competências. “Nesse sentido que a Psicologia Organizacional e do Trabalho tem ganhado destaque no mercado de trabalho e é uma das possibilidades de atuação que são apresentadas aos estudantes ao longo da Graduação”, conclui o professor.

Confira as fotos da visita:

Palestra comemora o Dia do Contador

26 de setembro de 2006