14 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Acadêmicos administram empresa de skates em competição virtual

Semana Acadêmica de Administração integrou todos os estudantes do curso

Os acadêmicos de Administração tiveram uma experiência diferenciada durante a Semana Acadêmica ao participarem do $imula-Ação — uma competição gerencial que permite de maneira virtual, utilizando-se de simuladores empresariais, administrar uma empresa fabricante de skates.

Por meio do simulador, os estudantes vivenciaram o cotidiano de uma empresa de manufatura, gerenciaram os recursos de materiais, entre outras ações. O resultado da atividade foi divulgado na noite de quarta-feira, 12 de setembro, quando os vencedores foram premiados com troféus e medalhas.

Conforme o coordenador do curso, Sidnei Gripa, os estudantes das diversas fases do curso foram divididos em 18 equipes, que foram orientadas por dois grupos de acadêmicos da 8ª fase, formando então o Grupo A, com nove equipes e o Grupo B com mais nove equipes. Nos dias 10 e 11 de setembro os grupos disputaram entre si, dentro do próprio grupo 12 vagas para a disputa final que foi realizada no dia 12.

— A cada rodada, todos os acadêmicos se dirigiam para o auditório para saber o resultado das suas decisões. Posterior a divulgação dos resultados, os acadêmicos voltavam para os laboratórios para alinhar suas estratégias, baseadas nos relatórios gerenciais emitidos pelo simulador no intuito de melhorar sua posição no ranking — explica.

Gripa destaca que competências essenciais aos gestores modernos, como empreendedorismo, inovação, trabalho em equipe, trabalho sobre pressão, resiliência, tomada de decisão foram observadas nos dias de competição.

— Notou-se muita empolgação dos acadêmicos e as disputas foram acirradas. Eles conseguiram ter uma visão completa da organização e do mercado, promovendo ações internas e externas entre pessoas e recursos, na busca por melhores resultados — observa.

Na final, com as 12 equipes classificadas, todas disputaram entre si o título de campeão. Houve também uma disputa, entre os Grupos consultores (Grupo “A” e Grupo “B”) para saber quem seria o grupo vencedor.

Desafios da atualidade

— O evento superou as expectativas, o feedback dos acadêmicos foi muito positivo. Conseguimos integrar os estudantes do curso em uma competição acadêmica para aplicar e praticar os conhecimentos de gestão empresarial. São por essas atividades que a Administração da UNIFEBE se destaca na região, formando lideranças cada vez mais capacitadas para enfrentar os desafios da atualidade — enfatiza Gripa.

Para o aluno Igor Guilherme Schvambach, da 8ª fase, o mais interessante do $imula-Ação foi o envolvimento de todas as turmas.

— Todos participaram e aprenderam. O desafio foi dividir as equipes, instigar a jogarem e não desanimarem. Todos estão de parabéns porque o que prevaleceu foi o espírito esportivo — salienta.

Fernando Carlos Petersen, também da 8ª fase, destaca que a competição unificou as turmas para a troca de experiências e que levarão para o mercado de trabalho muitos conceitos e experiências, mas principalmente a liderança.

Gabriel Montibeller se prepara para transplante de medula
Egresso