10 de abril de 2008

Acadêmicos aplicam pesquisa sobre o uso da água

Acadêmicos da 1ª fase do curso de Pedagogia da Unifebe – Centro Universitário de Brusque aplicaram uma pesquisa sobre a utilização da água entre estudantes da Instituição. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Biologia Educacional, ministrada pela profª Cristina Knihs Zierke.

Em 22 de março comemorou-se o dia mundial da água. A data serviu como referencial para o desenvolvimento da pesquisa, que propôs a avaliação de diversas atitudes cotidianas. Foram aplicados 196 questionários que depois de analisados constatou-se que ainda não existe uma consciência sobre a importância de economizar a água.

Questionados sobre a permanência no chuveiro, 76% responderam que levam mais de seis minutos no banho, tempo este considerado ideal para a higiene. Sobre a lavação do carro, 59% afirmaram que utilizam mangueiras, quando o correto é usar um balde.

Os acadêmicos levantaram dados interessantes sobre o desperdício de água. Banhos longos equivalem entre 95 a 180 litros jogados por ralo a baixo. Lavar o carro por meia hora então consome 560 litros de água. De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a 200 litros, desperdiçando diariamente uma grande quantidade de água potável.

Siga as dicas da 1ª fase de Pedagogia para economizar água:

No banho – Feche o chuveiro enquanto estiver se ensaboando. Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de no máximo 5 a 15 minutos economizam água e energia elétrica.

Escovando os dentes – Ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada, abra apenas para enxaguar a boca. Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros.

Na descarga – Uma válvula de vaso sanitário no Brasil chega a consumir vinte litros de água tratada quando acionada uma única vez. Aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo no vaso. Diminua o tempo das descargas. Regule periodicamente a válvula de descarga do seu banheiro.

Na torneira – Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros por minuto. Pingando, 46 litros por dia.

Lavando a louça – Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.

Lavando o quintal ou o carro – Com a mangueira aberta o tempo todo consome-se, em média, 600 litros. Com balde, aproximadamente 60 litros. Aproveite a água da máquina de lavar roupa e varra o quintal antes de lavar.

Vazamentos – Certifique-se de que não existem vazamentos em sua casa. Verifique todos os pontos de água: torneiras, bóias de caixas d’água, registros, etc. Vazamentos nesses pontos representam 15% do consumo diário da água de uso doméstico.

Cursos da UNIFEBE participam de palestras sobre autismo e inclusão social
UNIFEBE