notícias colégio
Notícias
24 de novembro de 2010

Professora de Pedagogia da Unifebe lança livro

A professora do curso de Pedagogia da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, Maria Salete Daros de Souza, é uma das autoras do livro "Literatura Infantil e Juvenil: leituras, análises e reflexões", organizado por Eliane Debus, Chirley Domingues e Dilma Juliano. A obra será lançada nesta quinta-feira, 25, na Livraria Saraiva, no Shopping Iguatemi, em Florianópolis (SC), às 19h.

A contribuição da professora no livro pode ser conferida na terceira parte da obra, intitulada "É preciso que o leitor se divirta", onde Maria Salete apresenta uma reflexão sobre a inserção do divertimento na Literatura de recepção Infantil e Juvenil, como uma interação possível. Para isso, ela utiliza o referencial teórico de Henri Bergson e de Mikhail Bakhtin sobre o riso, e de Ítalo Calvino sobre o divertimento. A professora analisa essas categorias como função social e a possibilidade de, através delas, promover ações de compromissado riso e de divertido pensar, tendo como foco o livro de Bartolomeu Campos Queirós, Sei por ouvir dizer.

Os artigos que compõem a primeira parte do livro dizem respeito a questões mais panorâmicas da produção literária de recepção infantil. O primeiro, escrito a seis mãos pelas organizadoras da publicação, destaca questões pertinentes ao diálogo entre escola e literatura; o segundo, do professor João Luis Ceccantini faz um mapeamento da produção literária do ano de 2008.

No total 13 profissionais da área contribuíram para a realização da obra, que pode ser adquirida ao custo de R$ 20.

 

 

Publicado por Assessoria de Comunicação
Texto: Thayse Helena Machado, com informações da Assessoria de Comunicação Editora Unisul

 

Postagens relacionadas

Inscrições para os Cursos de Tecnologia encerram amanhã

Inscrições para os Cursos de Tecnologia encerram amanhã


29 de março de 2007
Inscrições para Bolsa do Artigo 170 encerram dia 8 de março
Bolsas de Estudo

Inscrições para Bolsa do Artigo 170 encerram dia 8 de março


22 de fevereiro de 2018
UNIFEBE recebe cerca de 3 mil estudantes no UP – UNIFEBE Profissões
Destaque

UNIFEBE recebe cerca de 3 mil estudantes no UP – UNIFEBE Profissões


20 de outubro de 2022
Skip to content