15 de abril de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos da UNIFEBE apresentam projeto em conferência internacional da Bulgária

Videoconferência entre pesquisadores de vários países foi realizada entre os dias 2 e 4 de abril.

Os acadêmicos de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Julhiano Glanert de Castro e Paulo Raimundi apresentaram na 18ª International Conference on e-Society (ES 2020), o projeto Mobilidade Urbana e IoT: Soluções Inteligentes para Sustentabilidade.

A orientadora do artigo e professora da UNIFEBE, Hannelore Nehring, conta que o projeto foi submetido pelos estudantes e aceito pela International Association for the Development of the Information Society (IADIS), para ser apresentado entre os dias 2 e 4 de abril, em Sofia, na Bulgária. Por causa da pandemia de coronavírus as apresentações ocorreram via videoconferência.

No projeto Mobilidade Urbana e IoT: Soluções Inteligentes para Sustentabilidade os acadêmicos apresentaram um modelo de estação inteligente, utilizando IOT “Internet das coisas” (Internet of Things), com vários sensores e microcontroladores que coletam dados sobre temperatura, luminosidade, umidade, entre outros dados.

De acordo com o acadêmico e pesquisador, Julhiano Glanert de Castro, o intuito é que a estação desenvolvida por meio do projeto seja de código aberto (Open Source), para que outros interessados possam criar suas próprias estações e contribuir para o desenvolvimento e melhorias. As estações estariam dispostas em vários pontos da cidade para uma boa abrangência na coleta de dados, e seriam integradas a uma plataforma em nuvem, que armazena os dados a fim de serem utilizados para diversos fins.

“As estações inteligentes que estamos desenvolvendo são um projeto alternativo mais barato e mais sustentável que as que temos instaladas em Brusque. Além disso, elas fariam parte do projeto Open Source, uma forma de possibilitar que qualquer pessoa desenvolva sua própria estação e, por meio da inteligência artificial, possa prever intempéries como enchentes, por exemplo”, enfatiza Julhiano.

O projeto visa ainda criar um website que exiba todos os dados que estão sendo coletados, utilizando gráficos para melhor visualização.

Para a orientadora do artigo e professora da UNIFEBE, Hannelore Nehring, a oportunidade possibilitou que os estudantes apresentassem para o mundo seus conhecimentos científicos. “Foi uma experiência enriquecedora para todos nós. Expor nossa pesquisa em uma conferência internacional mostra que nossos acadêmicos têm um alto nível de conhecimento, e que utilizarão o aprendizado em prol da sociedade”, ressalta Hannelore.

Segundo a supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, a instituição oferece o apoio necessário para que os alunos vivenciem experiências que agreguem ao currículo acadêmico.

“É gratificante ver o conhecimento científico desenvolvido na UNIFEBE, ultrapassando fronteiras e alcançando amplitudes internacionais”, salienta Rafaela.

“Estamos muito felizes. Nosso projeto foi muito bem recebido e elogiado por vários doutores da área, e isso nos incentiva muito a seguir em frente. Estar na mesma posição de pesquisadores de muitos países não tem preço”, conclui Julhiano.

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão inicia amanhã – 2009

19 de outubro de 2009