notícias colégio
Notícias
20 de julho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem levantamento histórico das principais enchentes de Brusque

Em parceria com a Defesa Civil de Brusque e Museu Casa de Brusque, estudantes bolsistas identificaram as causas e as principais catástrofes

As cheias do rio Itajaí-Mirim que assolaram Brusque, de 1862 a 2017, foram caso de estudo dos acadêmicos bolsistas do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Orientados pela professora Tamily Roedel, em parceria com a Defesa Civil de Brusque e com o Museu Histórico Casa de Brusque, os estudantes fizeram um levantamento histórico das principais enchentes que ocorreram em Brusque e os danos ambientes, sociais e sanitários gerados na comunidade.

“O intuito do projeto era fazer os acadêmicos identificar esses fatores e repassar essas informações para as gerações futuras, para organizar parcerias e implementar ações que minimizem esses desastres naturais, garantindo, assim, o desenvolvimento regional sustentável, preconizado pelos documentos estaduais e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica a professora e idealizadora do projeto, Tamily.

Para desenvolver a pesquisa, os 45 acadêmicos bolsistas do programa de Bolsas Universitárias foram divididos individualmente e em duplas. Os alunos precisaram identificar o período que durou a enchente, a cota do rio, pluviosidade da época, número de pessoas atingidas, número de pessoas envolvidas no salvamento, apresentar três fotos, citar bairros afetados e apresentar três relatos de pessoas que estiveram presentes ou relatos de documentos históricos da época.

A enchente de 1948 foi tema do trabalho do acadêmico de Publicidade e Propaganda, Guilherme Bernardi. Por não conseguir entrevistar pessoas que vivenciaram a catástrofe, o periódico O Rebate foi a fonte de pesquisa do estudante. “Além de perceber o quanto a enchente impactou de formas diferentes, de acordo com cada período vivido pelo município, percebi como o jornalismo cumpre uma função social, já que a maioria de todas as informações só foram possíveis graças a esses veículos. Os fatos perduram além do tempo e realmente ficam para a história. Foi uma experiência enriquecedora para a minha formação e espero que seja uma importante fonte de pesquisa para Brusque”, salienta Guilherme.

Depois de prontos, os trabalhos foram apresentados para o chefe de vistorias e fiscalização da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Paulino Cugiki, e para a historiadora do Museu Casa de Brusque, Luciana Pasa Tomasi.

“Este é mais um projeto de extensão social com visão educativa desenvolvido pela nossa instituição com os acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu. A cada ação percebemos o quanto os estudantes se engajam e se envolvem com as propostas, e esse é o principal propósito desses projetos, fazer com que os acadêmicos bolsistas se sintam parte e contribuam com a história e o desenvolvimento da nossa região”, conclui Edineia.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Primeira noite do Seminário de Marketing contou com grande público

Primeira noite do Seminário de Marketing contou com grande público


11 de junho de 2013
Unifebe inaugura Biblioteca Infantil nesta terça-feira

Unifebe inaugura Biblioteca Infantil nesta terça-feira


27 de abril de 2009
NIASI aprova dois artigos em Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação
Pesquisa

NIASI aprova dois artigos em Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação


15 de maio de 2017
Skip to content