notícias colégio
Notícias
24 de novembro de 2025
por: João Roberge
João Roberge

Acadêmicos da UNIFEBE vivenciam práticas de gestão em viagem de estudo à Serra Gaúcha

Visitas a empresas de destaque permitiram verificar diversos processos produtivos

Os acadêmicos dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE participaram de uma enriquecedora viagem de estudos à Serra Gaúcha, com início em 13 de novembro e chegada no dia 16. A atividade integrou conhecimentos teóricos e experiências práticas em diversas empresas, que são referências de qualidade nos setores metalúrgico, moveleiro, alimentício e de bebidas, fortalecendo a formação profissional dos estudantes.

Durante o roteiro, os acadêmicos conheceram organizações de destaque, como Tramontina, Fante Bebidas, Al’mar Móveis, Vinícola Miolo, Trufas Devoratas, Cervejaria Edelbrau e Cooperativa Vinícola Garibaldi. Em cada parada, os participantes puderam observar de perto processos produtivos, estratégias de gestão, práticas de inovação e modelos de organização do trabalho, ampliando a compreensão sobre o funcionamento da indústria e seus desafios.

Segundo o coordenador dos cursos de Gestão da UNIFEBE, professor Marcos Aurélio Gonçalves, a atividade cumpre um papel fundamental ao aproximar a universidade dos setores produtivos.

“A viagem técnica permite aos estudantes vivenciar a realidade empresarial, compreender tendências de mercado observar a aplicação prática da teoria. Esse contato é essencial para o desenvolvimento de competências profissionais e para a formação de uma visão estratégica e crítica sobre os processos organizacionais.”

A ação integra a extensão universitária promovida pelos cursos, pelo reforço da interação entre academia e sociedade por meio da produção e aplicação do conhecimento em contextos reais. Por meio da vivência nas empresas, os acadêmicos retornam ao ambiente acadêmico com novos repertórios e percepções que enriquecem as discussões em sala de aula e fortalecem sua formação.

“Foi possível ver o cuidado na montagem do roteiro da viagem. Foi tudo incrível. Visitamos muitos lugares interessantes e aprendi muitas coisas novas sobre processos produtivos dos quais não tínhamos nem ideia de como funcionam”, relata a acadêmica Heloísa Sagaz Silvano.

A UNIFEBE reforça seu compromisso com uma educação inovadora e conectada às demandas do mercado, promovendo experiências que ampliam o olhar dos futuros profissionais e valorizam a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmica do curso de Pedagogia conquista prêmio nacional

Acadêmica do curso de Pedagogia conquista prêmio nacional


20 de abril de 2011
UNIFEBE disponibiliza vagas para candidatos que realizaram o Enem

UNIFEBE disponibiliza vagas para candidatos que realizaram o Enem


13 de novembro de 2012
Liga Acadêmica de Urologia promove evento de conscientização sobre o Novembro Azul
Medicina

Liga Acadêmica de Urologia promove evento de conscientização sobre o Novembro Azul


23 de novembro de 2022
Skip to content