Entre abril e novembro deste ano, o coordenador de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, Rafael Zen, teve oito trabalhos aprovados em três congressos internacionais, todos em Portugal. A identidade de gênero na publicidade brasileira e na moda internacional, o outdoor como espaço de discursos urbanos, as possibilidades de uma nova estética publicitária e o caso da carta pública aos baianos como ataque às populações migrantes (2013) foram as temáticas discutidas pelo professor.
— Acredito que a internacionalização dos conhecimentos debatidos e produzidos aqui na universidade é importante porque permite que possamos refletir em um panorama global sobre essas questões. Verificar que as produções acadêmicas locais podem ter destaque em eventos científicos internacionais instiga e motiva a todos nós, que trabalhamos diariamente com a pesquisa científica — afirma Zen.
Dois dos trabalhos aprovados surgiram a partir de orientação aos acadêmicos Thais Duarte e Diego Paschoal na disciplina de “Seminário de Projeto Experimental” da 6ª fase do curso, a partir do contato com a iniciação científica.
—Duas pesquisas iniciadas em janeiro já tiveram espaço no cenário internacional, o que nos deixa felizes como curso e instituição. Perceber que nossos alunos podem ganhar voz em congressos e eventos acadêmicos é também colher frutos do trabalho docente do curso — comenta o coordenador.
Confira abaixo os trabalhos aprovados:
Abril/2017 – Artes Visuais – Arte outdoor como zona autônoma: classificados poéticos e contra-ataques para a reflexão social – II Jornada Internacional Algarve-Brasil (Universidade de Algarve, Faro, Portugal)
Abril/2017 – Comunicação Urbana – Carta aos Baianos: mídia, urbanidades e retratos de uma cidade imaginada – II Jornada Internacional Algarve-Brasil (Universidade de Algarve, Faro, Portugal)
Abril/2017 – Publicidade – Zeitgeist Millennial: o efeito placebo da Publicidade – Orientação do aluno Diego Paschoal – II Jornada Internacional Algarve-Brasil (Universidade de Algarve, Faro, Portugal)
Abril/2017 – Publicidade – O discurso do empoderamento feminista pela marca Avon Brasil – Orientação da aluna Thais Duarte – II Jornada Internacional Algarve-Brasil (Universidade de Algarve, Faro, Portugal)
Outubro/2017 – Publicidade – Avon Brasil e a identidade de gênero: a publicidade como dispositivo de discursos – VI Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e II Congresso Internacional de Estudos do Discurso (Universidade de Porto, Porto, Portugal)
Outubro/2017 – Publicidade – O outdoor como zona autônoma temporária: pensando Classificados Poéticos pelo viés da subversão do discurso – VI Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e II Congresso Internacional de Estudos do Discurso (Universidade de Porto, Porto, Portugal)
Outubro/2017 – Publicidade – Possibilidades de uma nova estética publicitária contemporânea: o caso Skol e a inclusão como estética discursiva – VI Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e II Congresso Internacional de Estudos do Discurso (Universidade de Porto, Porto, Portugal)
Novembro/2017 – Design de Moda – A transubstanciação em Bourdieu: a constituição das auras simbólicas e performance de gênero no estudo da Moda pela marca Palomo Spain – I Congresso Ibérico de Semiótica e XVII Congresso Internacional da Associação Espanhola de Semiótica (Universidade de Urbino, Lisboa, Portugal)