15 de agosto de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Administração da UNIFEBE visitam a Usina Hidrelétrica de Itaipu no Paraná

Visita técnica foi realizada na disciplina de Tópicos Especiais em Administração

Os acadêmicos de Administração do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) visitaram as instalações da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, no Paraná. A visita técnica foi realizada pelo professor Amilton Fernando Cardoso, na disciplina de Tópicos Especiais em Administração.

Na usina, os estudantes conheceram instrumentos e equipamentos utilizados na operação e controle da produção de energia elétrica, tiveram acesso a uma das unidades geradoras e ao Centro de Supervisão e Controle de toda a energia elétrica produzida na Usina.

Com a visitação na parte interna, os acadêmicos puderam visualizar e entender o funcionamento dos geradores de energia elétrica, eixos dos motores, a divisão dos espaços, salas de produção, além do processo de administração da Usina.

De acordo com o professor, as empresas exercem o papel de formadores de valores dentro das relações sociais nas comunidades. Amilton salienta que a visita técnica visa o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla.

“Ficamos muito animados com a visita a Itaipu Binacional, maior hidrelétrica do mundo em geração de energia elétrica. Ao visitar um empreendimento desse porte os estudantes podem relacionar os conhecimentos práticos aos contextos acadêmicos abordados na universidade e, isso com certeza, enriquece o processo de ensino-aprendizagem desse futuro profissional”, complementa Amilton.

Mascarello Carrocerias e Ônibus

Durante a ida para o Paraná os acadêmicos de Administração também visitaram a Mascarello Carrocerias e Ônibus, em Cascavel. Os alunos foram ao Centro de Treinamento Operacional (CTO) onde conheceram o histórico da empresa, a divisão de setores, a linha de produção dos ônibus, tendo a oportunidade de acompanhar de perto um sistema de produção real, as estratégias adotadas pela empresa, o arranjo físico, o fluxo interno de produto, gestão da qualidade e o planejamento e controle do trabalho produtivo até chegar ao produto final.

“Todas as duas visitas foram incríveis, pois nos proporcionaram muitos momentos de estudo e lazer. Foi uma experiência enriquecedora para a nossa vida acadêmica e profissional, porque tivemos a chance de relacionar os conteúdos estudados no decorrer do curso com a prática profissional e com a realidade do mercado de trabalho”, salienta a acadêmica Paloma Aline Battisti.

Confira as fotos das visitas técnicas:

UNIFEBE promove debate virtual sobre Direitos Humanos em tempos de pandemia

UNIFEBE promove debate virtual sobre Direitos Humanos em tempos de pandemia