31 de maio de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Administração visitam o Porto de Itajaí

Estudantes conheceram principais características de gestão do complexo portuário

Acadêmicos da 3ª e da 5ª fase do curso de Administração da UNIFEBE realizaram uma visita técnica ao Porto de Itajaí. No local, os alunos conheceram a Superintendência do porto, a central de emergências e ao terraço de observação das operações. Eles foram acompanhados pelos professores Günther Lother Pertschy, coordenador do curso, e Danielle Soares Almeida Pimental, responsáveis pelos componentes curriculares de Administração de Recursos Humanos e Administração da Produção e Operações.

Conforme a professora Danielle, o objetivo da ida a Itajaí foi conhecer as principais características no que se refere à gestão do complexo portuário. “É o segundo maior porto do país em movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação, escoando quase toda a produção do Estado de Santa Catarina”, aponta.

Durante a visita, os alunos assistiram a uma demonstração dos procedimentos de emergência em caso de extravasamento de óleo no mar. Foram apresentados também todos os equipamentos e os profissionais que trabalham na base de operações de emergências. Em seguida, os alunos assistiram a uma palestra sobre todo o contexto de desenvolvimento do porto, observando as questões históricas que envolvem sua instalação e seu desenvolvimento ao longo dos anos.

De acordo com o acadêmico Bruno Henrique Blunck, conhecer o porto foi uma oportunidade de adquirir um maior entendimento sobre empresas de grande porte. “Fomos apresentados à equipe de profissionais e nos foram apresentados alguns procedimentos e materiais importantes como uma manta que serve para sugar o óleo da água em caso de vazamentos”, revela.

“Foi uma atividade de grande valia, pois oportunizou aos nossos acadêmicos conhecerem na prática, a gestão do complexo portuário que movimenta grande parte das exportações do estado de Santa Catarina. Também identificaram os profissionais e as várias funções que podem ser desempenhadas para se fazer uma carreira na área portuária”, afirma o professor Gunther.

Professora da UNIFEBE ministra oficinas no México

11 de junho de 2012
Cultivo e uso de plantas medicinais é tema de palestra na UNIFEBE

30 de outubro de 2015