06 de março de 2018
Arthur Timm

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo criam luminárias para a UNIFEBE

Material será confeccionado durante o EXECUTA, realizado de 5 a 10 de março

Além de aprender de uma maneira divertida e inovadora, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE deixarão um legado para a Instituição. De 5 a 10 de março, cerca de 160 estudantes de todas as fases do curso participam do EXECUTA – um projeto interdisciplinar que propõe a resolução de um desafio. Neste semestre, o curso desenvolverá um projeto de luminária que será instalado na entrada da UNIFEBE. O lançamento da ação foi realizado na noite de segunda-feira, 5, no auditório do Bloco C.

Ao fim do desafio, ocorrerá votação on-line dos trabalhos. Professores e profissionais poderão escolher qual dos grupos fez a melhor luminária. O nome dos vencedores será divulgado no dia 19 de março, quando ocorre solenidade de premiação.

O coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Marcelius Oliveira de Aguiar, explica que a ideia do EXECUTA partiu da metodologia que a Universidade Internacional da Catalunya (UIC), em Barcelona, implantou em 2010.

— Estamos dando todo o respaldo necessário aos acadêmicos e propondo este desafio que os integra e faz com que busquem mecanismos para confeccionar a luminária que melhorará a iluminação de acesso aos pedestres — destaca Aguiar.

Além da criação, desenvolvimento, montagem e instalação das luminárias, os estudantes terão a oportunidade de visitar uma fábrica que mostra o processo de fabricação das lâmpadas.

Proposta aceita

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo ficaram satisfeitos com a escolha do desafio do EXECUTA. Para Jéssica Marchiori, da 8ª fase, o projeto é interessante, já que é uma forma de interagir com as outras turmas e produzir algo que será útil para a UNIFEBE.

— Era necessário ter uma iluminação adequada na entrada da Instituição.  Nada mais justo do que o nosso curso pensar nisso — observa.

Charles Miller, da 7ª fase, considera o projeto inovador. Ele salienta que haverá maior interação e consequentemente, maior conhecimento entre os acadêmicos.

Sistema BIM

No lançamento do EXECUTA também foi realizada palestra com a arquiteta Bárbara Pavanello. Na ocasião, ela falou da importância do sistema BIM – Modelagem da Informação da Construção -. Conforme Bárbara, o sistema é revolucionário e grandes empresas mundiais já estão utilizando.

Além disso, as acadêmicas da 7ª fase de Arquitetura e Urbanismo, Jordana Tholl Fischer e Katarine Schmitt compartilharam suas experiências profissionais do intercâmbio realizado em Portugal de setembro de 2017 a fevereiro de 2018.

O que é? EXECUTA

Período? 5 a 10 de março

Apresentação dos projetos: 10 de março

Votação online: No site da UNIFEBE, de 12 a 16 de março