10 de março de 2015

Acadêmicos de Contábeis da UNIFEBE esclarecem comunidade sobre IRPF

Quando o leão se aproxima, começam a surgir dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda. Para auxiliar os contribuintes na hora de prestar informações à Receita Federal, o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove nos dias 14 de março e 11 de abril o tradicional “Declare Certo”. A 5ª edição do evento será realizada na Praça Barão de Schneeburg, das 9h às 12h.

O objetivo é atender à comunidade esclarecendo dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que deve ser entregue até o dia 30 de abril.

“Participam dessa edição os estudantes da 5ª, 6ª e 8ª fase do curso de Ciências Contábeis”, conta o coordenador Edilson Sidnei Padilha.

Em 2014, o evento contabilizou nas duas edições do evento a distribuição de mais de dois mil folders explicativos e mais de 300 atendidos individuais a contribuintes com dúvidas.

Fique por dentro

De acordo com a Refeita Federal estão obrigadas a apresentar a declaração pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 em 2014 (ano-base para a declaração do IR deste ano).

Também devem declarar os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil em 2014.

A apresentação do IRPF é obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês do ano passado, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

O contribuinte que entregar a declaração depois do prazo ou se não entregar tendo a obrigatoriedade está sujeito à multa mínima de R$ 165,74.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br