Ansiedade, expectativa e mãos à obra. Com o auditório lotado de acadêmicos de todas as fases – e olhares atentos a todas explicações sobre o projeto – o curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE deu início nesta segunda-feira, 3 de abril, a primeira Semana “Hands-On”.
O objetivo do projeto interdisciplinar é desenvolver habilidades práticas articuladas com os conhecimentos teóricos, estimular a criatividade e o trabalho em equipe, desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita e integrar os acadêmicos.
Segundo o coordenador Denis Boing, o projeto é um desafio lançado a todos os acadêmicos, para proporcionar a vivência de atividades práticas e o cotidiano do desenvolvimento de projetos de Engenharia Mecânica.
— Além disso, é uma oportunidade de que eles desenvolvam aquela competência tão importante para os engenheiros, que é o trabalho em equipe. Por isso, eles têm uma série de tarefas ao longo da semana e estão divididos em grandes grupos, mesclados entre todas as fases. O pedido é que utilizem o máximo possível a criatividade — incentiva o coordenador.
Projeto
A semana Hands-On será realizada de 3 a 8 de abril. Os acadêmicos têm atividades diárias para concluir o grande desafio do projeto: apresentar um protótipo de um dispositivo Mecânico para controle de massas, seguindo as regras previstas no edital.
— Para solucionar esse desafio, nossos acadêmicos dispõem de toda estrutura laboratorial da instituição, inclusive o laboratório recém-inaugurado de impressão tridimensional IN³D — conta Boing.
O sorteio das 12 equipes foi feito no dia 30 de março. As primeiras definições em grupo ficaram a cargo da escolha do nome das equipes e dos líderes durante os trabalhos. Ao longo desta semana, os acadêmicos trabalharão no desenvolvimento dos protótipos. O resultado será apresentado no sábado, às 8h. A premiação da primeira edição do desafio Hands-On será na quarta-feira, 12 de abril, no auditório do Bloco C.