notícias colégio
Notícias
13 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Design de Moda apresentam coleções autorais em desfile organizado pelo curso

Roupas e calçados foram criados pelos próprios estudantes

Na passarela, os looks apresentados nas coleções autorais, desenvolvidas pelos acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE, foram inspirados na figura e no papel da mulher na sociedade. O tradicional desfile do curso, organizado anualmente pelas estudantes da 8ª fase, marca o término do ano letivo e consagra o aprendizado adquirido ao longo da Graduação.

O evento, realizado no último dia 8 de dezembro, reuniu familiares, professores e convidados no espaço Z Social Complex, no bairro Limoeiro, em Brusque.

Mulheres que Inspiram
Este ano, além das turmas da 4ª, 6ª e 8ª fase, o Composé – Escritório de Moda e Vestuário da UNIFEBE, também levou para a passarela suas criações. Em parceria com a RenauxView, algumas alunas do curso desenvolveram looks para quatro personalidades da sociedade brusquense: a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Miriam Evangelista Ribeiro, a vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc e vice-presidente da ACIBr, Rita Cássia Conti, e a estilista e graduada da primeira turma do curso de Design de Moda da UNIFEBE, Simone Gums.

Artistas Brasileiras
Com o tema “Artistas Brasileiras” as alunas da 8ª fase do curso trouxeram para o cenário criativo do design uma moda com viés de brasilidade, unindo o aspecto Casual com Alfaiataria, por meio de uma modelagem diferenciada. As referências para os looks foram as mulheres de sucesso, empoderadas e contemporâneas, que apreciam a alfaiataria com inspiração no universo artístico. Uma mulher que celebra a sua força no mercado de trabalho, nas famílias, que imprime no seu cotidiano a mistura da delicadeza, beleza e que inspira outras mulheres e a sociedade.

As futuras designers também criaram a própria marca da turma: AYRA, uma marca pautada pela diversidade, dinamismo e pela moda atemporal. O nome de origem tupi-guarani, significa aquela que não tem dono, respeitável, que carrega liberdade, independência, autonomia e beleza.

Os looks foram criados e confeccionados pelas próprias acadêmicas da 8ª fase, orientadas pela professora Roberta Del-Vechio no componente curricular Projeto de Moda: Coleção Autoral, com apoio do professor Daniel Goulart, da disciplina de Laboratório Avançado de Moda, em parceria com a empresa RenauxView.

Os Novos Códigos da Alfaiataria
Neste semestre, a 4ª fase do curso de Design de Moda atualizou, reconstruiu e reinterpretou a alfaiataria. A partir da macrotendência do WGSN, Novos Códigos, que afirma que em 2024 uma injeção de criatividade irá inspirar designers a romper com velhos códigos, os acadêmicos modernizaram o clássico, unindo o presente e o passado de um jeito inovador.

Os 15 looks desfilados foram desenvolvidos sob a orientação da professora Thaissa Schneider e Daniel Goulart, nos Componentes Curriculares Projeto de Moda: Coleção de Vestuário e Modelagem Manual e Computadorizada e Costura: Tecido Plano, com o apoio da assistente de laboratório e designer de moda, Caroline Zimmermann.

Coleção de Calçados – Cisne Negro
A coleção de calçados, apresentada pela 6ª fase evidenciou na passarela um mundo onde a luz e a sombra dançam em perfeita harmonia. Os tons profundos de preto, branco e vermelho se entrelaçam em cada peça, simbolizando a dança eterna entre o bem e o mal. Os estudantes mergulharam nas nuances emocionais do filme Cisne Negro para criar calçados contemporâneos que representam a complexidade presente não só no filme, mas em cada um de nós.

O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2023, nos componentes curriculares de Projeto de Moda: Coleção de Calçados e Acessórios e Tecnologia aplicada aos Calçados, com a orientação e apoio dos professores Thaissa Schneider e Paulo Fernando Mazera.

O desfile
Nesta edição, as estudantes levaram o poder da mulher para além das passarelas, com a apresentação de dança de Ana Carolina Horn Evarista, do Estúdio Volare, com a DJ Shaira e com a cantora Rívia.

O desfile marca também o término do componente curricular de Eventos de Moda, ministrado pela professora Gabriela Poltronieri Lenzi. “É uma oportunidade de eles aprenderem na prática a importância de um tema central, da criatividade e, sobretudo, da organização de um evento como um desfile de moda”, enaltece a professora.

Para a coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, o desfile é a apresentação de todo o esforço e trabalho coletivo de professores, estudantes e parceiros do curso. “O que nós assistimos no evento é um processo de transformação: de fibras em tecidos, de tecidos em roupas, de roupas em sonhos. Então, entre tentativas, erros e acertos, pusemos em prática a sabedoria e o conhecimento adquiridos em sala de aula, sejam eles técnicos ou habilidades humanas, a fim de apresentar o melhor de cada um de nós. Foram diversos meses de pesquisas, observações, análises e testes que no desfile encantam a passarela, mas, sobretudo, os olhos”, conclui a coordenadora.

Confira as fotos desta edição do evento:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Seleção pelo Histórico encerra nesta terça-feira

Seleção pelo Histórico encerra nesta terça-feira


10 de dezembro de 2012
Curso de Pedagogia discute as mudanças na Educação

Curso de Pedagogia discute as mudanças na Educação


25 de maio de 2006
Candidatos a deputado estadual da região participam de debate
Universidade Comunitária

Candidatos a deputado estadual da região participam de debate


01 de outubro de 2018
Skip to content