23 de junho de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Design de Moda criam peças com reaproveitamento de jeans

Atividade possibilitou que os estudantes aliassem o conhecimento teórico com o prático

Conciliar o preço nas etiquetas das roupas com o custo ambiental para produção, transporte e processamento das mercadorias foi o desafio dos acadêmicos das 1ªs e 3ªs fases do curso de Design de Moda UNIFEBE. Neste semestre, na Jornada da Curricularização da Extensão, os estudantes reutilizaram criativamente (upcycling), os resíduos de jeans da empresa Cosh, para a produção de bolsas, chapéus, chinelos e outros produtos sustentáveis. A Cosh é administrada pela egressa do curso, Jeniffer Guireli, que inclusive em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trabalhou com o tema sustentabilidade ambiental.

A coordenadora do curso, professora Josely Cristiane Rosa, destaca a relação entre a academia e a comunidade, o trabalho em equipe e o prazo de execução, como elementos valiosos no projeto. “As equipes foram formadas de modo em que todas pudessem ser compostas por integrantes que tivessem habilidades e conhecimentos que complementassem um ao outro, valorizando os pontos fortes de cada um. A integração entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático e a troca de informações entre os acadêmicos e a empresa foram fatores significativos no trabalho”, detalha Jô.

Guilherme Petersen, acadêmico da 3ª fase, afirma que participar do projeto foi desafiador, porém, ao mesmo tempo, gratificante. “Foi uma experiência interessante, pois focamos em algo mais real e útil para uma empresa, principalmente visando o meio ambiente. Negócios que têm esse tipo de visão são cada vez mais necessários, e encorajam o posicionamento de outras instituições. A atividade me ajudou a entender o mercado”, salienta Guilherme.

Proprietária da Cosh, Jeniffer Guirelli diz que o projeto serviu para mostrar as várias possibilidades de reaproveitamento de resíduos oriundos das indústrias. “Foi muito importante para a nossa empresa. Espero que em um futuro próximo, possamos inserir mais produtos com essa consciência ambiental”, planeja Jennifer.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 1ª e 3ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação e de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura interino da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante se envolve diretamente com a comunidade com ações que estão vinculadas à sua formação universitária, de modo a viabilizar um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

2º Resultado do Processo Seletivo Especial Unifebe – Educação Física – para ingresso em 2008/2

21 de julho de 2008
Inovação Pedagógica é tema de Formação Continuada do segundo semestre
Formação