01 de setembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE confeccionarão turbantes para pacientes com câncer de mama

Atividade está sendo desenvolvida em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e com a Aradefe Malhas

Transformar amor e cuidado em um acessório de moda será a tarefa dos acadêmicos de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), na Curricularização da Extensão deste semestre. Em parceria com a Aradefe Malhas, os estudantes confeccionarão turbantes que serão doados para as pacientes com câncer de mama atendidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.

A professora responsável pela atividade, Gabriela Poltronieri Lenzi, explica que antes de iniciar o processo criativo e de confecção dos acessórios, os alunos foram instigados a estudar mais sobre a doença e o papel dos turbantes no tratamento das pacientes. A jornada de palestras, conversas e workshops sobre o tema iniciou no dia 21 de agosto, com a egressa do curso, Yasmin Reis, do Instituto Hirna Martendal, que falou sobre o autoconhecimento como impulsionador para processos criativos.

No dia 22, “Os caminhos da Moda” foram apresentados pelas estilistas Simone Passarim e Taynara Favero. Já no dia 23, foi a vez da Rede Feminina de Combate ao Câncer falar sobre o trabalho realizado pela ONG. Por fim, no dia 25, os alunos participaram de uma oficina de modelagem focada em turbantes, com a profissional Queila Sousa e com a egressa Jessica Tuelen Krein. “Agora, de 23 a 27 de outubro, os acadêmicos farão efetivamente a modelagem, o corte, a costura, o bordado dos turbantes que serão doados para as pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer”, conta a professora.

O turbante como um acessório importante para o processo de recuperação da paciente foi o foco da programação. Na fala da Rede Feminina, os estudantes aprenderam sobre como o acessório precisa ser de fato uma proteção para a cabeça da mulher.

“Pensamos muitas vezes na moda como estética e não como usabilidade e todas as conversas evidenciaram o quanto essas duas questões devem e podem andar juntas. Aprendemos que além de bonito, o turbante precisa ser de fácil uso, já que a mobilidade dos braços das pacientes muitas vezes é comprometida.  Outro ponto abordado foi a questão do gosto pessoal e que quando as mulheres estão nesse processo, elas gostam muito de usar cores e estampas vivas”, relata a acadêmica da 6ª fase, Bruna Naeli Juanini.

Com as informações e inspirações em mãos, os estudantes iniciam agora o processo criativo das peças. A coordenadora de Design de Moda, professora Jô Rosa, enfatiza que o intuito da atividade deste semestre é, mais uma vez, instigar o senso crítico dos futuros designers. “Em ações como a Curricularização da Extensão, evidenciamos o papel social da profissão e nosso envolvimento com a comunidade. Queremos que os estudantes e a sociedade como um todo, entendam o quanto uma peça de roupa, um acessório, pode e deve transformar realidades”, evidencia Jô.

Os tecidos para a confecção dos turbantes serão doados pela empresa Aradefe Malhas. Além dos acessórios, as pacientes da Rede Feminina participarão de uma produção de moda com fotos no estúdio fotográfico da UNIFEBE.

Fotos: Bernardo Tell, Gabriela Poltronieri Lenzi e Thaissa Schneider.

1º Campeonato de Jogos Digitais reúne gamers

1º Campeonato de Jogos Digitais reúne gamers