11 de novembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE desenvolvem coleção autoral em parceria com a RenauxView

Empresa cedeu os tecidos para a confecção das peças

Os tecidos Jacquard e Unicolores cedidos pela empresa RenauxView darão vida à coleção autoral da marca Becos, criada pelos acadêmicos da 8ª fase de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Em parceria com a empresa brusquense, os estudantes estão desenvolvendo peças de streetwear com alfaiataria, que representarão na modelagem e nos detalhes das roupas, a riqueza cultural das capitais brasileiras, em especial, das cidades metropolitanas.

A professora da disciplina Projeto de Moda: Coleção Autoral, Roberta Del-Vechio, explica que a proposta do trabalho é desafiar os acadêmicos a serem criativos, utilizando a moda como meio de expressão artístico e cultural. “A marca autoral Becos, foi idealizada por eles mesmos, depois de um trabalho de pesquisa histórica, de público, e da realidade das capitais brasileiras. A criação dos looks é focada em materiais sustentáveis e busca evidenciar a diversidade das metrópoles”, salienta Roberta.

Becos

Os becos das ruas, dos movimentos e das artes urbanas serviram de inspiração para a criação da marca, que tem em seu DNA um conceito moderno e artístico. De acordo com a professora Roberta, o processo criativo da marca também integra a disciplina, já que os estudantes devem pensar na coleção a partir dos conceitos e do público que a marca quer atingir.

Neste semestre, os estudantes estão desenvolvendo, em grupo, dois looks. As cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, São Paulo, Salvador e Manaus foram as escolhidas para integrarem a coleção autoral.

Brasília é a capital que será trabalhada pelo grupo do acadêmico Rafael Medeiros Lima. “Em um dos projetos mais importantes do curso tive a sorte de pegar um Segmento que sou muito apaixonado e que me identifico demais, que é o mercado streetwear. Ver a universidade apostando e abrindo a possibilidade de mostrarmos algo diferente do convencional também nos inspira a ser mais criativos”, pontua Rafael.

Para ele, o projeto de coleção autoral é desafiador e necessário na formação universitária, já que é imprescindível que o profissional conheça e vivencie os processos de criação e produção antes da finalização de uma peça.

Parceria entre universidade e mercado de trabalho
Parceira da UNIFEBE, a RenauxView tem participado de todos os processos de desenvolvimento das peças. Os estudantes acompanharam de perto a produção dos tecidos, conheceram como a empresa cria seus produtos em collab com grandes estilistas, além de conversar com diversos profissionais da área têxtil, criativa e de moda.

O gestor de Marketing da RenauxView, Roberto Sander, afirma o quanto a empresa valoriza as oportunidades de parceria como a firmada com a UNIFEBE. “Por entendermos que a troca de conhecimento e experiências sempre gera mais conhecimento e competências, acreditamos que faz parte do nosso papel social e corporativo contribuir para a formação de novos profissionais, bem como daqueles já inseridos no mercado de trabalho, uma vez que toda a sociedade e a própria empresa se beneficiam de uma força de trabalho mais bem preparada e educada”, complementa Roberto.

A coordenadora do curso de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, celebra a parceria entre as duas instituições. “Para o nosso curso é um privilégio contar com o apoio de uma empresa renomada como a RenauxView. Além de inspirar nossos acadêmicos a derem seu melhor, com a coleção autoral desenvolvida em parceria, evidenciaremos o porquê da nossa região ser reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade no setor têxtil e de moda”, enaltece Jô.

Os 26 looks criados e confeccionados pelos estudantes serão apresentados no dia 9 de dezembro, em um desfile que consagrará a produção dos acadêmicos. O intuito é que as peças também possam ser conferidas em uma exposição itinerante, que deve ser realizada em 2023.

Professor e acadêmico apresentam trabalhos em Congresso

11 de agosto de 2011
Eventos da Semana – De 23 a 28 de junho

19 de junho de 2014