notícias colégio
Notícias
11 de novembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE desenvolvem coleção autoral em parceria com a RenauxView

Empresa cedeu os tecidos para a confecção das peças

Os tecidos Jacquard e Unicolores cedidos pela empresa RenauxView darão vida à coleção autoral da marca Becos, criada pelos acadêmicos da 8ª fase de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Em parceria com a empresa brusquense, os estudantes estão desenvolvendo peças de streetwear com alfaiataria, que representarão na modelagem e nos detalhes das roupas, a riqueza cultural das capitais brasileiras, em especial, das cidades metropolitanas.

A professora da disciplina Projeto de Moda: Coleção Autoral, Roberta Del-Vechio, explica que a proposta do trabalho é desafiar os acadêmicos a serem criativos, utilizando a moda como meio de expressão artístico e cultural. “A marca autoral Becos, foi idealizada por eles mesmos, depois de um trabalho de pesquisa histórica, de público, e da realidade das capitais brasileiras. A criação dos looks é focada em materiais sustentáveis e busca evidenciar a diversidade das metrópoles”, salienta Roberta.

Becos

Os becos das ruas, dos movimentos e das artes urbanas serviram de inspiração para a criação da marca, que tem em seu DNA um conceito moderno e artístico. De acordo com a professora Roberta, o processo criativo da marca também integra a disciplina, já que os estudantes devem pensar na coleção a partir dos conceitos e do público que a marca quer atingir.

Neste semestre, os estudantes estão desenvolvendo, em grupo, dois looks. As cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, São Paulo, Salvador e Manaus foram as escolhidas para integrarem a coleção autoral.

Brasília é a capital que será trabalhada pelo grupo do acadêmico Rafael Medeiros Lima. “Em um dos projetos mais importantes do curso tive a sorte de pegar um Segmento que sou muito apaixonado e que me identifico demais, que é o mercado streetwear. Ver a universidade apostando e abrindo a possibilidade de mostrarmos algo diferente do convencional também nos inspira a ser mais criativos”, pontua Rafael.

Para ele, o projeto de coleção autoral é desafiador e necessário na formação universitária, já que é imprescindível que o profissional conheça e vivencie os processos de criação e produção antes da finalização de uma peça.

Parceria entre universidade e mercado de trabalho
Parceira da UNIFEBE, a RenauxView tem participado de todos os processos de desenvolvimento das peças. Os estudantes acompanharam de perto a produção dos tecidos, conheceram como a empresa cria seus produtos em collab com grandes estilistas, além de conversar com diversos profissionais da área têxtil, criativa e de moda.

O gestor de Marketing da RenauxView, Roberto Sander, afirma o quanto a empresa valoriza as oportunidades de parceria como a firmada com a UNIFEBE. “Por entendermos que a troca de conhecimento e experiências sempre gera mais conhecimento e competências, acreditamos que faz parte do nosso papel social e corporativo contribuir para a formação de novos profissionais, bem como daqueles já inseridos no mercado de trabalho, uma vez que toda a sociedade e a própria empresa se beneficiam de uma força de trabalho mais bem preparada e educada”, complementa Roberto.

A coordenadora do curso de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, celebra a parceria entre as duas instituições. “Para o nosso curso é um privilégio contar com o apoio de uma empresa renomada como a RenauxView. Além de inspirar nossos acadêmicos a derem seu melhor, com a coleção autoral desenvolvida em parceria, evidenciaremos o porquê da nossa região ser reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade no setor têxtil e de moda”, enaltece Jô.

Os 26 looks criados e confeccionados pelos estudantes serão apresentados no dia 9 de dezembro, em um desfile que consagrará a produção dos acadêmicos. O intuito é que as peças também possam ser conferidas em uma exposição itinerante, que deve ser realizada em 2023.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE integra Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

UNIFEBE integra Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


06 de maio de 2015
UNIFEBE sedia evento de soluções voltadas para cidades inteligentes
Inovação

UNIFEBE sedia evento de soluções voltadas para cidades inteligentes


25 de setembro de 2018
Alunos de Direito entregam donativos

Alunos de Direito entregam donativos


27 de outubro de 2010
Skip to content