17 de abril de 2014

Acadêmicos de Direito participam de palestra sobre a institucionalização do sistema ONU

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu na noite de quarta-feira, a palestra “A institucionalização do sistema ONU: uma abordagem de sua estrutura e seus diferentes usos de força” do professor Javier Rodrigo Maidana. O palestrante da noite é autor do livro “Operações de Paz das Nações Unidas Atuação Eficaz ou Falácias? – Reflexões Acerca de sua Institucionalização”.

O evento foi realizado no auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha. “Acompanhando apenas as notícias vinculadas pela mídia, às vezes acabamos tendo uma noção equivocada sobre o que é a ONU. Por causa dessa falta de informações específicas, percebemos algumas críticas infundadas para quem conhece o sistema. A ONU tem credibilidade internacional porque foi criada com o intuito de ajudar os Estados a cooperarem entre em si. Ela tem trabalhos sérios e uma atuação com propósito, mas tem que ir de acordo com o que os Estados permitem", diz.

O palestrante falou com os alunos sobre os organismos do sistema ONU, como surgiram, com quais propósitos e sobre o uso da força no cenário internacional. “Trouxe questionamentos para eles como: Por que em algumas situações temos uma intervenção internacional e em outras não? Por que isso acontece? Quais são os tipos? São operações de paz?”, conta.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Liberadas parcelas de Bolsa de Estudos  – 19/07/2011