16 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Direito visitam o presídio de Brusque

Estudantes conheceram a realidade do sistema prisional e participaram de procedimento realizado pelo juiz da comarca municipal

Acadêmicos da 7ª e 9ª fases do curso de Direito da UNIFEBE tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o sistema prisional, durante visita técnica ao Presídio Regional de Brusque. Acompanhados pelos professores Ronaldo Uller e Adriana Bina da Silveira, nos componentes curriculares Prática Jurídica I e Direito Administrativo I, e do juiz da comarca municipal, Dr. Edemar Leopoldo Schlosser, os estudantes participaram de uma inspeção mensal realizada pelo magistrado na unidade, na qual puderam observar de forma direta o funcionamento do presídio.

A visita proporcionou aos acadêmicos a oportunidade única de acompanhar o juiz durante suas entrevistas com os detentos, abordando questões relacionadas aos processos individuais de cada preso. Essa interação permitiu aos estudantes entender a importância do papel do magistrado no sistema prisional e a necessidade de garantir um julgamento justo a todos os envolvidos.

Além disso, os alunos conheceram os diferentes setores do presídio, compreendendo a rotina dos detentos e os desafios enfrentados pela equipe responsável pela administração da unidade. Os estudantes estiveram também nas instalações de duas empresas que concedem oportunidades de trabalho aos presos, contribuindo para a ressocialização, a reinserção desses indivíduos na sociedade e a regressão da pena.

“Pudemos perceber o quanto o presídio de Brusque tem uma visão humanitária e que oferece condições para otimizar o processo de ressocialização dos presos. Os detentos recebem oportunidades de trabalho e estudo, além de atendimento médico e odontológico de qualidade. Essas saídas de campo são muito importantes para nós, estudantes, pois percebemos na prática conceitos que são apresentados em sala de aula”, afirma o acadêmico Waldir da Silva Neto.

A professora e coordenadora do curso, Anna Lúcia Mattoso, salienta a importância de proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora e realista sobre o sistema prisional. “É fundamental que os futuros profissionais do Direito compreendam a complexidade do sistema e estejam cientes dos desafios enfrentados pelos detentos e pelas autoridades responsáveis por sua custódia. Os alunos puderam entender que se o cumprimento da pena é bem conduzido, há chance de o preso se reabilitar e ser reinserido na sociedade”, garante.

De acordo com a professora, a visita despertou nos acadêmicos uma reflexão sobre a justiça criminal e a importância do cumprimento dos direitos humanos no contexto prisional, contribuindo para a formação desses futuros profissionais e permitindo que eles desenvolvam uma visão mais abrangente e empática sobre a área.

integracao

21 de outubro de 2010
UNIFEBE promove evento virtual em comemoração aos 25 anos do Núcleo de Prática Jurídica
Comemorações