notícias colégio
Notícias
27 de julho de 2017

Brusque será a primeira cidade do Continente Americano a receber os postes inteligentes da Alemanha

O projeto “50 parcerias municipais pelo clima” entre Brasil e Alemanha deu mais um importante passo para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Durante a viagem técnica à Alemanha, a comitiva de Brusque, composta por representantes da UNIFEBE e do poder público, acompanhou a instalação do poste inteligente Smight no município de Marxzell.

A previsão é que no mês de novembro Brusque conclua a instalação das estações inteligentes que contam com iluminação, internet, sensor de grandezas naturais, temperatura e carregamento de veículos elétricos.

— Tivemos o privilégio de assistir a instalação dessa tecnologia similar ao que virá ocorrer, provavelmente no mês de novembro, na cidade de Brusque. A partir do que acompanhamos, temos certeza de que se avançarmos em pesquisas, poderemos nos tornar referência no assunto “smart cities”, as cidades inteligentes — explica o reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy.

Segundo o diretor de iluminação pública da Prefeitura de Brusque, o engenheiro eletricista Carlos Henrique Beuting, o objetivo é que os postes Smight promovam não só soluções energéticas e a coleta de dados, mas também promovam a conscientização ambiental e a mudança dos hábitos dos brusquenses.

— Esse equipamento permite a coleta de informações sobre o tráfego, identificação de sentidos de vias, fluxo de veículos, monitoramento de estacionamentos, além de fornecer também informações sobre ruído, temperatura, grandezas naturais, emissão de CO², enfim, nos atenderá conforme a nossa necessidade pois ele é adaptável — conta.

A princípio serão instalados três postes inteligentes, nas redondezas da Praça Barão de Schneeburg, da Praça Sesquicentenário e da UNIFEBE.

— É importante nos atermos a essas novas tecnologias e necessidades, e nos adequarmos para essa mudança. A conscientização é muito importante — afirma o engenheiro.

Segundo o superintendente da Fundema Cristiano Olinger, coordenador geral do projeto, o trabalhado desenvolvido nos últimos dois anos com o Distrito de Karlsruhe busca a transformação das cidades em cidades inteligentes.

— Estão previstas várias ações e um resumo que posso fazer é que estamos no caminho certo. A participação da UNIFEBE e dos técnicos do município têm surpreendido nossos parceiros alemães. A partir de agora, começaremos a colher frutos do trabalho árduo de toda a equipe e isto será muito importante para a transformação de nossa cidade — diz.

Visita técnica

Durante a visita técnica na Alemanha, a delegação visitou o campus de Inovação da Empresa SMIGHT, que pertence a terceira maior empresa de energia da Alemanha EnBW. Após a visita, o grupo seguiu para o bairro de Frauenalb, de Marxzell, para conferir a instalação do poste inteligente.  A previsão é que no mês de novembro sejam instalados três postes inteligentes em Brusque. O município será o primeiro do continente americano a receber essa tecnologia.

Segundo o professor Milton Pinotti dos cursos de Engenharia da UNIFEBE, o projeto representa mais um passo importante para a Instituição.

— A UNIFEBE está sempre em busca por inovações tecnológicas. Com este momento, inicia-se mais um campo de pesquisa na Instituição, com a instalação dos postes inteligentes e de iluminação LED — conta.

Fazem parte da comitiva brusquense que esteve na Alemanha o reitor Günther Lother Pertschy, o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE Marcelius Aguiar, o professor Milton Augusto Pinotti, a relações internacionais Ana Paula Bonatelli, o professor e superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente – Fundema, Cristiano Olinger, o diretor do departamento de iluminação pública da secretaria de obras da prefeitura Carlos Henrique Beuting e o projetista e a arquiteta do Departamento Geral de Infraestrutura da Prefeitura (DGI) Alexandro Fabiano Gonçalves e Ana Claudia dos Santos.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Direito apresentam trabalhos finais

Acadêmicos de Direito apresentam trabalhos finais


09 de julho de 2012
Unifebe recebe representantes da empresa Zen S.A.

Unifebe recebe representantes da empresa Zen S.A.


15 de outubro de 2009
UNIFEBE realiza palestra sobre oportunidades de intercâmbio na Alemanha

UNIFEBE realiza palestra sobre oportunidades de intercâmbio na Alemanha


13 de abril de 2015
Skip to content