27 de março de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Engenharia de Produção apresentam soluções para demanda de empresa da região

Projetos estão sendo desenvolvidos por meio do Conecta Engenharia de Produção

Articular o mundo acadêmico com as demandas reais do mercado de trabalho é o principal objetivo do Conecta Engenharia de Produção, atividade de Curricularização da Extensão desenvolvida pelo curso. Nesta edição, a empresa parceira é a IW8, de Brusque, instituição especializada em projetos, fabricação e vendas de máquinas, equipamentos, dispositivos e estruturas metálicas em geral.

O orientador do projeto e professor do curso, Julio Cesar Frantz, explica que o Conecta Engenharia surgiu com a premissa de desafiar os estudantes por meio de situações apresentadas por uma empresa real. “Nosso intuito é estreitar o relacionamento entre a universidade e a indústria, possibilitando que o nosso acadêmico vivencie o futuro profissional. Nesse sentido que, o curso está à disposição para firmar parceria com outras empresas”, destaca Julio.

Para conhecer melhor sobre o case, os estudantes participaram de uma visita técnica e baseado nas demandas relatadas, desenvolveram uma série de propostas. Ao longo da criação da solução, os grupos tiveram mentorias com egressos do curso, bate-papos sobre validação do problema, elaboração de solução e apresentação do pitch. As ideias foram apresentadas em formato de um pitch para uma banca avaliadora, composta por um representante da empresa e dois professores.

A equipe Inova IW, do acadêmico da 5ª fase, Samuel Pereira Mafra, propôs melhorias para o sistema produtivo da IW8. “Após a visita técnica na empresa, debatemos sobre todos os pontos e situações que observamos. Começamos então a aplicar as ferramentas de gestão, como 5W2H e PDCA e pesquisa em artigos. Concluímos que a nossa proposta para empresa seria de aplicarmos nos fornos de rotomoldagem sensores de temperatura, para que o tempo de produção pudesse ser mais produtivo, melhorando os custos da empresa. Vejo que o Conecta é uma oportunidade de aplicarmos aquilo que aprendemos em aula, de transformar a teoria em realidade”, complementa Samuel.

Agora, a próxima etapa do desafio prevê que os estudantes desenvolvam um projeto para aplicação real das propostas. “Por meio do Conecta, o mercado de trabalho conhecerá um pouco mais do potencial dos nossos alunos. Ele será uma oportunidade de networking com profissionais da área e até de futuros estágios. Com certeza cases de sucesso serão resultado desse projeto de Extensão”, enfatiza o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Wallace Nóbrega Lopo.

Além das tarefas do Conecta, os estudantes serão instigados a resolver uma série de atividades em formato de gincana. As equipes vencedoras receberão um curso de 40 horas do software Solidworks, ministrado pela empresa SKA, e uma noite de pizza.

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIFEBE revitalizam espaços de convivência da APAE Brusque
Prática

18 de julho de 2022