01 de julho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Engenharia de Produção da UNIFEBE conhecem tecnologias utilizadas pela Tinturaria Florisa

Visita técnica possibilitou que estudantes visualizassem técnicas de otimização de sistemas

Desenvolver soluções para aumentar a produtividade, de modo eficiente e lucrativo, é uma das principais funções do engenheiro de produção. É nessa perspectiva que o curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promove visitas técnicas, para que os acadêmicos visualizem in loco cases de sucesso na área.

Em Brusque, a Tinturaria Florisa, considerada a maior empresa do Brasil desse segmento, possui um sistema referência na América do Sul, que, por meio de robôs, sistematiza o armazenamento, controle e distribuição da malha crua para o processo de tingimento. Com o intuito de possibilitar aos estudantes conhecerem a otimização desse sistema, os acadêmicos das disciplinas de Simulação de Sistemas e Engenharia de Métodos e Organização do Trabalho visitaram a empresa.

De acordo com o coordenador de Engenharia de Produção da UNIFEBE, professor Wallace Nóbrega Lopo, a visita técnica complementa os conteúdos estudados em sala de aula. “A Tinturaria Florisa é um excelente case para os nossos estudantes, pois utiliza sistemas e tecnologias a favor dos seus processos produtivos. Além de visualizar isso na prática, os acadêmicos observaram questões, tais como: planejamento e organização industrial, fundamentos da gestão dos processos, estratégias para o planejamento do layout, sequenciamento de operações, dimensionamento dos postos de trabalho e aplicação dos tempos e métodos”, explica Wallace.

Visualizar a tecnologia por trás das operações foi um dos pontos que mais impressionou a acadêmica Camila Schneider. “Ouvimos falar muito sobre isso na teoria, mas estar ali e ver funcionando é enriquecedor. Pude perceber que a tecnologia “de outro mundo” está aqui pertinho da gente, que ela é bem desenvolvida e que como futuros engenheiros podemos desenvolver e aplicar isso nas nossas empresas”, conclui Camila.

As visitas técnicas são programadas conforme a proposta didática de cada disciplina e agregam valor à formação dos acadêmicos, pois possibilitam ao estudante vivenciar situações reais da profissão escolhida.

Sistema de segurança é reforçado no campus Santa Terezinha

Sistema de segurança é reforçado no campus Santa Terezinha