notícias colégio
Notícias
04 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Engenharia Mecânica da UNIFEBE participam de visita técnica em uma das maiores empresas de fundição e usinagem do Brasil

Estudantes conheceram os processos adotados pela Electro Aço Altona, de Blumenau

Do projeto à fabricação, os acadêmicos de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) visualizaram na prática como, são produzidas as peças de aço fundidas utilizadas na indústria. O contato com a realidade do mercado de trabalho foi proporcionado por meio da visita técnica, realizada no último dia 28 de junho, à Electro Aço Altona, de Blumenau.

A atividade integrou o componente curricular de Tecnologia Mecânica II, ministrado pelo professor Misael Dalbosco, aos estudantes da 7ª fase. Durante a visita, os acadêmicos verificaram a aplicação dos conceitos estudados em sala de aula, em peças de diferentes formas e dimensões.

“Eles puderam comparar moldes e modelos, analisar os diferentes processos de acabamento e inspeção de peças utilizadas em montadoras de máquinas, transportes pesados e automotivos, além daquelas que são direcionadas à indústria de geração de energia, mineração, dragagem, petróleo e gás/off shore”, explica o professor e coordenador do curso, Wallace Nóbrega Lopo.

Apesar de a fundição ser um procedimento bem comum, a acadêmica Amanda Feller Gothe da Silva, lembra que é um processo difícil de se ver na região de Brusque, já que o foco da localidade está nas montadoras. “A visita possibilitou que visualizássemos outros processos, principalmente manuais. Atualmente trabalho em um laboratório metalográfico e muitas vezes tive que analisar peças fundidas, então esse conhecimento do projeto à fabricação é essencial para a minha atuação profissional”, complementa.

A empresa

Com 99 anos de história, a Altona está entre as maiores empresas brasileiras em seu segmento, exportando para mais de 25 países. “A empresa se destaca no mercado por fabricar peças brutas ou usinadas para diversas soluções de engenharia. Desse modo, a visita técnica evidenciou aos estudantes o papel do engenheiro mecânico na indústria e na economia global”, conclui Wallace.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Administração visitam empresa de Brusque – 20-05-2010

Acadêmicos de Administração visitam empresa de Brusque – 20-05-2010


20 de maio de 2010
Acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE conhecem proposta pedagógica do Centro de Educação Infantil Max Rodolfo Steffen
Pedagogia

Acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE conhecem proposta pedagógica do Centro de Educação Infantil Max Rodolfo Steffen


17 de abril de 2023
Criatividade e outros temas são debatidos em Clube de Criação. Inscreva-se

Criatividade e outros temas são debatidos em Clube de Criação. Inscreva-se


31 de julho de 2015
Skip to content