11 de novembro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Engenharia Mecânica participam de palestras sobre soldagem e fundição

Encontros serviram para ampliar conhecimentos sobre os temas e conhecer novas tecnologias

A soldagem é um processo de fabricação que realiza a união de materiais, usualmente metais ou termolásticos, pela adicão de calor em ambas as partes dos metais de base, promovendo a sua fusão. Também é um processo de larga aplicação industrial, utilizado pelos Engenheiros Mecânicos no auxílio para fabricação de máquinas e equipamentos. Para compreender melhor esses procedimentos, os acadêmicos da 6ª fase do curso de Engenharia Mecânica participaram de uma palestra ministrada pelo pós-doutorando Cleber Marques, do Instituto de Soldagem e Mecatrônica (Labsolda), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A atividade teve como objetivo fortalecer o conhecimento nos processos especiais, além de conhecer a área de pesquisa em soldagem. De acordo com o professor Julio Cesar Frontz, idealizador da palestra, o encontro serviu para que os acadêmicos descobrissem inovações no processo de soldagem e sua automação, e também as principais linhas de pesquisa do Labsolda. “O palestrante mostrou aos alunos várias tecnologias e procedimentos mecanizados. Também foram apresentados robôs de soldagem e conversado sobre a indústria 4.0, com a utilização de sensores, programação e computação em nuvem. Foi uma oportunidade de conhecer a área de pesquisa e se aproximar de um pesquisador”, afirma o professor Julio Cesar.

O acadêmico André Gonçalves considera que a palestra foi objetiva e esclarecedora. Para ele, foi uma oportunidade de conhecer uma área fundamental na engenharia mecânica. “A soldagem está presente em projetos estruturais, máquinas, equipamentos e dispositivos. É uma área que trabalha de forma multidisciplinar. Essa palestra trouxe à tona a importância desse tema. O Labsolda tem um destaque nacional e internacional, é um laboratório extremamente desenvolvido e que está próximo de nossa região, a proposta do professor Cleber em mostrar os projetos desenvolvidos pelo instituto é muito ampla e interessante”, elogia André.

Palestra sobre fundição

Os acadêmicos da 6ª fase também acompanharam neste semestre uma palestra sobre fundição, processo de fabricação versátil e muito utilizado em processos industriais, que visa à obtenção de peças em pequenas e grandes escalas, com mínimas limitações de formatos e complexidade. A palestra foi ministrada por Rodrigo Arantes Januário, coordenador de Engenharia e Qualidade da Fundição Santa Terezinha, que abordou o processo de fundição em areia verde, apresentando suas principais características. A empresa, com sede em Gaspar, atende diversos setores industriais como: o petrolífero, de construção civil, o automotivo, o de elevação de cargas, o hidráulico, e de máquinas em geral (da borracha, agrícola, naval e ramo calçadista) com a fundição de peças metálicas.

Roteiro cultural marca primeiro dia de viagem acadêmica de Publicidade a Gramado
UNIFEBE

10 de junho de 2015
Resultado Final do Proc. Sel. Técnico-Administrativo – função de Servente – 21/10/2008