Até sexta-feira (24), aproximadamente 300 educadores da rede municipal de ensino de Guabiruba estarão em Formação Continuada, com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
A formação da Prefeitura Municipal de Guabiruba, por meio da Secretaria de Educação, é realizada pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
A abertura do evento foi realizada na manhã desta quinta-feira (23), na Sociedade Recreativa Bandeirante, com a participação do prefeito Matias Kohler, do reitor Günther Lother Pertschy, da secretária de Educação Edna Maria da Silva Jasper, do pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, da coordenadora do curso de Pedagogia Marcilene Pöpper Gomes e da primeira palestrante da capacitação, Leda Scheibe.
As atividades do primeiro dia foram realizadas no local.
Na sexta-feira, as oficinas serão ministradas no campus Santa Terezinha da UNIFEBE e na Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba. O curso tem a duração de 16 horas.
Formação
O prefeito Kohler destacou a força do trabalho realizado em conjunto. “A boa educação não se faz com um bom diretor, um bom professor, um bom aluno ou com um bom prefeito ou um bom secretário de educação, isoladamente. Se faz com a união de todos os envolvidos. Esse engajamento fará com que tenhamos ainda mais resultados na educação”, declarou, destacando a importância da capacitação continuada para os educadores.
O reitor Pertschy enalteceu a iniciativa em proporcionar aos educadores a oportunidade de trocar experiências, questionar e somar conhecimentos. “A nossa pretensão é ter uma escola para docentes, para suprir a nossa necessidade interna e para auxiliarmos na capacitação de professores de toda a região. E nesse momento nos sentimos orgulhosos em poder colaborar com a formação dos docentes da rede pública de Guabiruba”.
Na quinta-feira, as palestras abordaram temas gerais, como: Educação Contemporânea: Comprometimento e Valorização; Professor x Profissão: Desafios Atuais, Vida de Aluno e Preparação para a Vida, e Parceria Família x Escola: Desafios e Possibilidades.
Na sexta-feira, a capacitação será composta por oficinas. Nos anos iniciais, as oficinas abordam contação de histórias e o planejamento entre dilemas e necessidades. Aos educadores dos anos finais, de disciplinas específicas, monitores de informática e cuidadores escolares irão trabalhar com a iniciação científica na Educação Básica e com a educação inclusiva.
Texto e Fotos: SECOM Guabiruba/UNIFEBE
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223