notícias colégio
Notícias
28 de novembro de 2025

Acadêmicos de Fisioterapia da UNIFEBE fazem imersão na Escola do Teatro Bolshoi

Foram compartilhados diversos conhecimentos sobre estrutura e trabalhos na fisioterapia para o alto rendimento

Os acadêmicos da quarta fase do Curso de Fisioterapia da UNIFEBE participaram de uma visita técnica à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realizada em 10 de outubro, em Joinville. Com a atividade, a turma pôde conhecer a estrutura e o funcionamento do serviço fisioterapêutico da instituição, que é referência nacional e internacional na formação de bailarinos clássicos.

Foram quatro horas de imersão prática no contexto da Fisioterapia de Alta Performance na Dança. A turma de 10 alunos foi guiada pela fisioterapeuta Bianca Koffke, integrante da equipe de saúde do Bolshoi desde 2019.

Na apresentação do Centro de Saúde, os acadêmicos conheceram a estrutura disciplinar e os detalhes dos trabalhos de prevenção e tratamento de lesões. Depois, foi realizada uma discussão clínica sobre as lesões mais comuns e as estratégias de reabilitação específicas, que possibilitam ao bailarino um retorno seguro aos palcos.

Os acadêmicos também puderam acompanhar bailarinos em ação, realizando seus protocolos de exercícios, além de observar a aplicação direta de cinesioterapia e biomecânica.

Experiência marcante

Para a acadêmica Juliana Diniz, a recepção da equipe de fisioterapeutas do Bolshoi foi bastante acolhedora e generosa, o que tornou a experiência ainda mais marcante. “Foi inspirador ver também como a interdisciplinaridade fortalece o desempenho e protege os sonhos cultivados ali diariamente.”

A qualidade e a beleza das instalações também foram impressionantes. “São termos de trabalho bem definidos, rotinas rigorosas e um padrão de excelência que se reflete no cuidado com o corpo e com o desempenho. O nível de avanço técnico é visível em cada ensaio, em cada correção e em cada gesto. Isso mostra o quanto a formação lá vai muito além da dança.”

Além da aprendizagem técnica, a experiência teve um impacto pessoal em Juliana. “Reencontrei uma parte essencial de mim: além da fisioterapia, a música sempre foi meu lado mais artístico”, revela.

Fisioterapia no alto rendimento

Conforme a professora Tais Schwamberger, a visita reforçou o papel essencial do fisioterapeuta como um profissional que não apenas recupera, mas também garante a longevidade e o desempenho artístico do bailarino. A gestão de riscos, o rastreio e a correção biomecânica são parte da importância do trabalho.

“A ideia de realizar a visita ao Bolshoi surgiu do interesse em explorar a Fisioterapia na Dança, um nicho de mercado altamente especializado. A dança clássica, especialmente o método Vaganova aplicado na escola, exige um controle corporal e um nível de alongamento que aumentam o risco de lesão, reforçando a necessidade de intervenção fisioterapêutica. O objetivo principal é oferecer uma atividade de Curricularização da Extensão que abra os horizontes dos futuros profissionais para a complexidade da reabilitação e da prevenção na dança”, explica.

“O grande destaque da visita foi a percepção da Escola do Bolshoi no Brasil como um verdadeiro centro de alto rendimento. Não se trata apenas de arte; o balé clássico, nesse nível, deve ser observado como um esporte de elite, com sessões de treinamento que frequentemente ultrapassam seis horas por dia. A Fisioterapia, em um ambiente como o Bolshoi, é a ponte que liga o talento ao alto rendimento”, completa.

A coordenadora do Curso de Fisioterapia da UNIFEBE, professora Leilane Marcos, destaca a continuidade e a qualidade da curricularização da extensão que vem sendo desenvolvida. “É fundamental o contato dos acadêmicos com diferentes áreas e lugares de atuação. Agradecemos à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil pelo acolhimento em uma atividade tão imersiva.”

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Formatura de Direito

Formatura de Direito


02 de agosto de 2005
Bengala assistiva para cegos é desenvolvida por estudantes de Pedagogia da UNIFEBE
Inclusão

Bengala assistiva para cegos é desenvolvida por estudantes de Pedagogia da UNIFEBE


22 de novembro de 2024
Acadêmica da UNIFEBE é eleita Miss Santa Catarina Globo Internacional 2014

Acadêmica da UNIFEBE é eleita Miss Santa Catarina Globo Internacional 2014


28 de março de 2014
Skip to content